quimica

Páginas: 4 (869 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Centro universitário Santo André
 





ATPS de Química

Atividade Prática Supervisionada do curso de graduação de Engenharia de Produção e mecânicapela Universidade Anhanguera, sob orientação do Profº Marcelo cunha.





SANTO ANDRE – SP 2013

Introdução

O presente trabalho fala sobre o Alumínio como ele é extraído, definido, o seupapel fundamental e as suas obtenções. E também do uso de propriedade do alumínio (propriedades extensivas e intensivas), como o aço pode ser substituído, os produtos obtidos através da Bauxita e porfim o processo de fluxograma do alumínio.






Alumínio
O alumínio é um metal extraído do minério bauxita, cerca de 8% da crosta terrestre são constituídos desse minério, o que o toma omais abundante no planeta.
.
Apenas no século passado foi possível obter pela primeira vez pequenas quantidades de alumínio, e sua utilização se tornou economicamente viável em 1292 quandose descobriu o processo para separar o alumínio da alumina, produto derivado da bauxita e composto de alumínio e oxigênio.
A obtenção do alumínio é definida em três etapas, são as obtenções dominério (bauxita), da alumina e do alumínio. A bauxita pode ser encontrada em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e é formada pela decomposição de rochasalcalinas que sofreram infiltrações de água transformando-a em uma argila, essa argila é composta de oxido de alumínio hidratado chamado de alumina, para dissolver a alumina é preciso triturar a bauxitae misturar com uma solução de solda cáustica, depois de forma a lama por causa da mistura é aquecida em alta pressão e recebe uma nova mistura de solda cáustica. Na obtenção do alumínio da alumina érealizado um processo que é retirado o oxigênio da alumina, para retirar o oxigênio, a alumina é dissolvida dentro de fornos eletrolíticos em um banho químico a base de fluoretos. Os fornos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!