Metal duro

Páginas: 3 (702 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Metal duro é o nome dado a uma liga de carboneto de Tungstênio, produzido por metalurgia do pó. Na verdade o produto é obtido pela prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outrosmateriais de menor ponto de fusão, chamados ligantes (Cobalto, Níquel, Titânio, Cromo ou uma combinação deles). Após a prensagem, ou seja, o pó compactado com a forma do molde, o composto já temconsistência suficiente para ser usinado na forma desejada, ou bem próximo dela. Ocorre a seguir o processo de sinterização, aquecimento a uma temperatura suficiente para fundir o metal ligante, quepreenche os vazios entre os grãos dos carbonetos. O resultado é um material de dureza elevada, entre 75 e 95 HRA, dependendo do teor de ligante e do tamanho de grão do carboneto. As maiores durezas sãoconseguidas com baixos teores de ligante e tamanho de grão reduzido. Por outro lado maior tenacidade é obtida aumentando o teor de ligante e/ou aumentando o tamanho de grão.
Durante o processo desinterização, ocorre uma perda de volume que ocasiona uma contração. Linearmente essa contração pode ocasionar redução de 14% a 26% (45% a 60% em volume). A densidade do metal duro é bem alta, podendo o seupeso específico ser considerado o dobro, comparado ao aço. A dilatação térmica porém, sofre um efeito inverso, podendo seu coeficiente ser considerado a metade em comparação ao do aço.
Asferramentas de corte, onde a propriedade desejada é elevada dureza, tem teores baixos de ligante, menos de 5%. Já em discos de laminação, onde a resistência ao impacto passa a ser vital, é necessário perder umpouco da dureza para conseguir um mínimo de tenacidade. Nesse caso, dependendo da aplicação, o teor de ligante pode chegar a 50 ou 70%. Seu advento no final da década de 20, na Alemanha, quando KarlSchröter conseguiu produzir em laboratório um material com pó de carboneto de Tungstenio misturado ao de outros materiais como Níquel ou Cobalto, compactá-lo e após sinterizado verificar que tinha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metal duro
  • metal duro
  • Metal Duro
  • A hist ria do metal do metal duro
  • Metais duros e soldas
  • Metal duro
  • Ferramentas de metal-duro
  • Produção do metal duro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!