Quimica Nuclear e Termoquimica

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Concórdia


Curso Engenharia de Alimentos

















QUÍMICA NÚCLEAR E TERMOQUÍMICA























Alunas: Eliana Grebin e Michele Magnani.


Disciplina: Química Geral II


Professor: Rodrigo Nogueira Giovanni


Curso: Fase IIConcórdia, 10 de novembro de 2014

1.Introdução



Quando estudamos as reações químicas, consideramos o núcleo atômico como imutável. Os núcleos, porém, também podem se modificar, e a química nuclear explora as consequências químicas dessas alterações (ATKINS,JONES 2012). A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando umagrande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia (NASCIMENTO do, 2010)


Um tipo de modificação que ocorre é a fissão nuclear, isto é, a fragmentação de núcleos maiores em núcleos menores, a partir dela é obtida a energia nuclear. Outro tipo de modificaçãoé a fusão nuclear, a junção de núcleos menores para formar núcleos maiores. A fusão também é uma fonte de energia, mas a técnica é tecnologicamente complexa e, portanto, de desenvolvimento muito caro (ATKINS, JONES, 2012).


A energia nuclear está muito presente no cotidiano, em várias aplicações, algumas inclusive não conhecidas do público leigo, como por exemplo:


•Na Indústria(irradiação de alimentos, esterilização, gamagrafia); •Ambiental (identificação de rochas, distribuição de recursos hídricos, identificar a trajetória de poluentes no ar e na água, geração de energia) •Militar (bomba atômica, armas biológicas) (MELQUIADES).


Termodinâmica é o estudo das transformações da energia de uma forma para outra. A primeira Lei da termodinâmica preocupa-se em acompanhar asvariações de energia e permite o cálculo da quantidade de calor que uma reação produz. A segunda Lei explica porque algumas reações químicas ocorrem, mas outras não (ATKINS, JONES 2012).



































Energia Nuclear





•Decaimento Nuclear



Os núcleos atômicos são partículas extraordinárias. Elas contém todos osprótons do átomo, comprimidos em um pequeno volume, apesar de suas cargas positivas. Porém, a maior parte do núcleos sobrevive indefinidamente . Em alguns núcleos, entretanto, a repulsão que os prótons exercem uns sobre os outros supera a força que os mantém unidos. Ocorre, então, a ejeção de fragmentos dos núcleos, um processo chamado de “decaimento” (ATKINS, JONES, 2012).


- Lei da Emissãode Partículas α (alfa) ou Lei de Soddy


Nessa lei teremos a liberação de partículas α que são idênticas ao Hélio (He). Pois quando um átomo de um elemento radioativo emite uma partícula, denominada α, dará origem a um novo elemento que apresenta número de massa (A) com 4 unidades e o número atômico (Z) com 2 unidades a menos. Essa foi a primeira radioatividade detectada por Becquerel foiresultado de um decaimento do isótopo (BUSNARDO, 2010).


- Lei de Emissão β (beta) ou Lei de Soddy, Fajans e Russel


Raios beta são feitos de correntes de elétrons, geralmente de alta energia, chamadas partículas beta ou -1e0, seu poder de penetração é maior que o de uma emissão alfa , mas, seu efeito ionizante é menor. Quando um átomo de um elemento radioativo emite uma partícula beta(β), ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (A), mas com seu número atômico apresenta uma unidade a mais (BUSNARDO, 2010).


- Lei de Emissão γ (gama)


A radiação γ (gama) são ondas eletromagnéticas, logo sua emissão não altera o número atômico nem a massa atômica. Por isso esta emissão normalmente não é demonstrada nas equações nucleares. Essa emissão é muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica Termoquimica
  • quimica nuclear
  • Quimica Nuclear
  • A quimica nuclear
  • Química Nuclear
  • Química Nuclear
  • Quimica nuclear
  • Quimica nuclear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!