Quimica de limpeza

Páginas: 10 (2474 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
centro universitário - católica de santa catarina



















































SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 3
2 HISTÓRIA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA 4
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXO - A - Relação de substâncias que não devem ser misturadas 14
1 INTRODUÇÃO
Por meio deste trabalho abordaremos o tema: aquímica presente nos produtos de limpeza. Falaremos especificamente da história de criação desses produtos, as composições químicas básicas, os danos e as doenças que o contato direto com produtos de limpeza podem ocasionar.
Além disso, é importante ressaltar a forma com que devemos agir em casos de acidentes domésticos e claro, demostrar aos leitores as maneiras corretas de manuseio e utilização dosprodutos sem as famosas “misturinhas”.
Este trabalho divide-se em capa, contracapa, sumário, introdução, conteúdo, títulos, subtítulos, conclusão, referências e anexos.
Temos como objetivos, além da aprovação na disciplina de química geral e inorgânica, tomar conhecimento dos riscos que a mistura de produtos de limpeza podem causar no organismo e como funciona o mecanismo de reação de umdetergente, por exemplo.


2 HISTÓRIA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA
Os precursores dos produtos de limpeza foram os sabões e alvejantes.
2.1 HISTÓRICO DO SABÃO
Como pioneiro o sabão teve sua primeira aparição em 600 a.C. com os Fenícios que usavam terra argilosa contendo calcário ou cinzas de madeira obtendo um sabão pastoso.
O médico grego Galenco (130-200 d.C) descreveuma técnica segundo a qual o sabão é adquirido a partir do sebo de carneiro com cinzas de madeira, apontando sua utilidade como medicamento para remoção da sujeira corporal e de tecidos mortos da pele.
Dois grandes avanços químicos marcaram a revolução na produção de sabões. Em 1791, Nicolas Leblac (1742-1806) concluiu o desenvolvimento do método de síntese de carbonato de sódio apartir de solução de cloreto de sódio. Michael Eugéne Chevreul (1786-1889), entre 1813 e 1823, esclareceu a composição química das gorduras naturais. Ajudando assim nos processos químicos que envolvem a produção de sabão.
2.1.1 Reação que produz Sabão - Saponificação
Ao aquecer a gordura na presença de uma base a mais usual e a soda caustica (NaOH), se realiza uma reação química queproduz sabão.
Óleo/gordura + base  glicerol + sabão.
A glicerina (glicerol) é um subproduto da fabricação do sabão. As fábricas usam para adicionar a cremes de beleza e sabonetes, pois é um bom umectante, isto é, mantém a umidade da pele.
Outra aplicação da glicerina é na fabricação do explosivo conhecido como nitroglicerina.
Álcool + ácido  éster + água.

2.2 HISTÓRICO DADESInFECÇÃO PELO CLORO
A cloração surge com o objetivo de desodorização. Assim, o primeiro composto clorado empregado foi o hipoclorito de sódio (NaOCl).
Inicialmente a cloração era usada para a desinfecção das águas somente em casos de epidemias. A partir de 1902 foi adotada de maneira contínua na Bélgica. Em 1903, estudando a destruição de organismos patogênicos pelo cloro, Lieutenant Nesfield, da BritishIndian Army Medical Service, sugeriu o uso do cloro guardado em cilindros revestidos com chumbo, o que só em 1909, se tornou viável.
A primeira década (1908-1918) marcou o inicio da cloração das águas com a aplicação de uma pequena quantidade de cloro cujo residual não era conhecido. O uso da cloração foi aperfeiçoado e modificado e ainda hoje é usado.
2.3 PRODUÇAO DE ÁGUA SANITÁRIA (ALVEJANTE)A água sanitária é um produto domissanitário com eficiente ação bactericida e branqueadora, constituído de hipoclorito de sódio (NaClO) contendo 2,0 a 2,5% de cloro ativo, barrilha, soda cáustica e água potável.
2.4 COMO O SABÃO E OS DETERGENTES ATUAM NA LIMPEZA
A água por conta própria não consegue remover a sujeira de uma louça com óleo. Isso se deve porque as moléculas de água são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aplicação da quimica inorganica nas industrias nas areas metalurgicas e de limpeza
  • limpeza
  • limpeza
  • LIMPEZA
  • Limpeza
  • Limpeza
  • Limpeza
  • limpeza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!