quimica analiica basica

644 palavras 3 páginas
Introdução

Um equilíbrio químico é quando a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. É característico de reações reversíveis, os reagentes dão origem aos produtos chamamos de reação direta, e estes produtos reagem entre si, reconstituindo os reagentes que é chamada de reação inversa.
Foi estudado pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de Statique Chimique de 1803.
Toda reação química ocorre nos dois sentidos (teoricamente): reagentes se transformando em produtos e de produtos voltando a reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, todos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer; tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto é formada, este torna a dar origem ao reagente; essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis.

Constante de equilíbrio

A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio.
Onde Kc representa o valor das constantes de equilíbrio em uma temperatura determinada , em função da concentração da espécies em mol L -1 ou [ ] mol L-1 . Em caso da ocorrência da reação em fase gasosa, a constante é comumente expressa Kp, em função das pressões parciais das espécies presentes no equilíbrio.
Exemplo: Reação onde as espécies apresentam-se em fase gasosa no equilíbrio: Para a reação genérica a abaixo:

As substâncias presentes no equilíbrio podem estar em diferentes estados físicos (líquido, sólido e/ou gasoso), formando um equilíbrio heterogêneo nesse caso a constante K não considera, as concentrações do líquidos e sólidos puros, uma vez que, nesse contexto a sua

Relacionados