quilombola

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CURSO: HISTÓRIA/ 3º PERÍODO
DISCIPLINA: POLITICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSORA: IVA
GRADUANDO (A): HUDSON LEONARDO PAIVA SÁ
DATA: 06/05/2014RESENHA

SOUSA, J.V. & CORRÊA, J. Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Com o monopólio de alguns grupos políticos poderosos quenotamos atualmente no século XXI, é imprescindível que a escola procure discutir alternativas capazes de assegurar processos educativos que possibilitem a pessoas oprimidas e exploradas formas deinserção e participação em suas práticas.
Não há duvidas da importância e da necessidade de a escola construir seu projeto pedagógico têm sido enfatizadas com bastante frequência pela literaturapedagógica, recentemente voltada para a democratização de espaços escolares e a articulação da escola com a sociedade mais ampla.
O trabalho educativo a ser considerado pelo projeto pedagógico configura-sepor meio de uma dialética de continuidade-ruptura, na qual é necessária a introdução de novos elemento, que visem a possiblidade de novos avanços significativos, a partir da reflexão coletiva daspotencialidades de transformação que o trabalho escolar pode oferecer.
A escola precisa levar as múltiplas conexões que o seu projeto pedagógico mantém com as demandas sociais apresentadas a umainstituição competente, democrática de qualidade.
A discussão coletiva na construção do projeto pedagógico constitui-se em referência importante para que os vários segmentos da escola descubram forma departicipação, muitas vezes, ainda não percebidas por eles. Outrossim, pode levar os indivíduos a constatarem que é possível, apesar de autoritarismos presentes na escola interferir nas decisões que vão deorientar a organização do trabalho pedagógico como um todo.
A democratização do espaço escolar e a descentralização das decisões de um projeto pedagógico elaborado coletivamente envolve duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quilombolas
  • quilombolas
  • QUILOMBOLAS
  • quilombolas
  • quilombolas
  • quilombolas
  • Quilombolas
  • Quilombola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!