quetitulo

342 palavras 2 páginas
Roberto Henrique Pacheco

Assembler veio para simplificar a programação de baixo nível, não sendo em decimal nem em hexadecimal, a linguagem utiliza palavras abreviadas chamadas de mnemônicos. A linguagem assembler é orientada para o processador diretamente , e com isso é necessário conhecer a estrutura do processador para poder programar em assembler. A linguagem Assembler é apenas uma versão legível da linguagem de máquina
Só que a linguagem assembler só pode ser executada em uma família de maquina (processador), sendo que cada família de processadores (Ex. X86, ARM, SPARC, MIPS) possui sua própria linguagem assembly, já que cada processador possui seu próprio conjunto de instruções embutidas.
Principal vantagem é que você pode aproveitar o máximo o código de modo que você possa obter a máxima qualidade das características particulares do hardware, assim você terá o melhor resultado no tempo da execução.
Principal desvantagem é que a linguagem a ser usada é de baixo nível , e com isso acaba sendo mais complexo , e também é preciso conhecer detalhadamente a programação de um microprocessador.
A linguagem assembly é mais difícil de ser compreendida do que outras linguagem, porque ela requer que você compreenda as funções do controlador de hardware, o único modo de ficar fácil a aprendizagem é se familiarizando com a linguagem.
Aplicações onde a linguagem assembly são melhor aproveitadas:
Otimização de sub-tarefas da programação de alto nível
Comunicação e transferência de dados
Controle de processos com resposta em tempo real
Programas em assembler faz tudo que você disser para ele fazer, então por isso você deve tomar cuidado com a proteção, porque é você que programa, pois ele não pergunta se você tem certeza que deseja sobrescrever isso ou aquilo.
Muitas pessoas hoje acabam não aconselhando você a usar a linguagem assembler, ate mesmo por ser uma linguagem de difícil aprendizagem, então muitos acabam optando por linguagem de alto nível que são

Relacionados