Quetionario de Histario do Direitos

14573 palavras 59 páginas
HISTORIA DO DIREITO
PROFA. DRA. REGINA CELIA MARTINEZ
QUESTIONÁRIO
Capitulo 1 -SOBRE A HISTORIA DO DIREITO: SEUS METODOS E TAREFAS
1. Diferencie história e história do direito. R. A Historia é a ciência humana que estuda a historia do homem no tempo. A Historia do Direito é o ramo da história social que se ocupa da análise, da crítica e da desmistificação dos institutos, normas, pensamentos e saberes jurídicos do passado.
2. O que você entende sobre questões de método na história do direito? Comentar. R. É um método histórico-evolutivo, onde se processa o levantamento sobre poder, romanticismo, continuidade do mundo jurídico, sua idéia de progresso e evolução.
3. Quais são as tarefas da história do direito? Comentar. R. Estão distribuídas pela história das fontes, pela cultura e pelas instituições. As tarefas são: (1) estudar o passado jurídico na sua origem e (2) comparar com o presente cenário, não obstante, (3) projetarmos o futuro jurídico sobre aquilo que determinarmos como ideal de justiça – mais justo, mais eficaz, mais eficiente.
Capítulo 2. O MUNDO ANTIGO, GRÉCIA E ROMA
4. Dissertação: O direito nos Impérios orientais. R. Aquele tempo está associado ao Crescente Fertil. Nem tudo sobreviveu. Mas, o que foi encontrado foi de enorme valia para os estudos sobre a ciência Direito. Entre manuscritos e monumentos, o mais importante foi o Código de Hamurabi. Uma características dos impérios antigos foram as divisões do ponto de vista material – cidade, campo e agricultura, acometidos de muita disputa de domínio.
5. As sociedades em que se estabeleceram os impérios antigos são compostas de uma enorme variedade de outras sociedades. Comentar a frase. Quais são esses impérios? Comentar. R. Impéros e sociedades egípcias, hititas, assírios, babilônicos, e o mais famoso - os hamurabis.
6. A cidade é o centro do controle que detém a escrita (memória escrita), os livros, faz o censo e cobra os tributos, isto é, a forma de apropriação externa à

Relacionados