Lorrany Chinaglia - UEG - Pedagogia

1111 palavras 5 páginas
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Jaraguá
Curso – Pedagogia
3ºAno – 5º Período

O que é linguística
Eni Puccinelli Orlandi

Jaraguá 04/2013
O livro “O que é linguística?”, da autora Eni Puccinelli Orlandi, trata um contexto histórico da linguística enquanto ciência, relatando todos os assuntos pertinentes à língua. Nas décadas de XVII e XIV na Europa, aconteceram dois momentos chaves as gramáticas gerais e suas gramáticas comparadas, as gerais dedicava seus estudos a linguagem enquanto representação de pensamento e dizia que ela obedece a princípios racionais lógicos e as comparadas diferentemente defendia que as línguas se transformam com o tempo.
O conceito de metalinguagem, ou seja, o uso da linguagem para explicar a própria linguagem, desenvolvido no século XIX contribui para a edificação da linguística enquanto ciência. E nesse percurso histórico podemos acentuar duas tendências o formalismo que busca o que é único, constante e o sociologismo que compreende o percurso social. Estes que a meu ver se pode levar em conta com maior aceitabilidade de compreensão, a tendência que atenta para a sociedade, pois apenas a gramática pura gera discussões múltiplas acerca de quem a defende pura e isoladamente.
A linguística tal como conhecemos hoje teve como idealizador Ferdinand de Saussure que com seu curso da linguística geral começa um trabalho incrível, que desperta em seus alunos o desejo de levar a obra adiante, mesmo não sendo ela a maior obra de sua vida. Saussure dedicou um bom tempo de seus estudos aos anagramas, mas nessa vertente não teve reconhecimento era considerado fantasista, cabalista. Mas com seu curso teve seu nome marcado, ele deu à linguagem uma ciência autônoma e independente, esta que tem quatro diferentes disciplinas: a fonologia (estudo das unidades sonoras), a sintaxe (estudo da estrutura das frases) e a morfologia (estudo da forma das palavras) que, juntas, constituem a gramática (normas

Relacionados