Questões Livro Introdução a Filosofia - pg43

651 palavras 3 páginas
1- - Muitos teóricos consideram que o uso do raciocínio filosófico e o abandono dos mitos na busca de explicações foi um “milagre” no sentido de que os gregos realizaram os primeiros estudos “científicos” sobre a natureza (physis). Outros negam essa posição. Consideram que as condições históricas e materiais (as viagens marítimas e as invenções como: a escrita, o calendário, a moeda e a política) propiciaram o surgimento de uma nova forma de pensar.
2 - Com o aparecimento do espaço público, denominado ágora, a palavra torna-se direito do cidadão e todos tinham igual participação na pólis para resolução dos problemas e conflitos, com exceção das mulheres, escravos, estrangeiros.
3 - Na Grécia Antiga o debate na ágora faz nascer a política que permite ao cidadão sobre o destino da pólis, diretamente, sem intermediários. Na democracia hoje, todos os cidadãos e a cidadãs escolhem em votação secreta os seus representantes em todas as esferas do executivo e do legislativo. Resta saber se o direito de votar e ser votado garante ao povo o exercício pleno da cidadania.
4 - Os primeiros filósofos centram sua atenção na natureza e elaboram concepções de cosmologia procurando o princípio constitutivo do Universo. As respostas são várias: para Tales é a água; Anaxímenes, o ar; Demócrito, o átomo; Empédocles, os quatro elementos; terra, ar, água e fogo; Pitágoras, o número.
5 – a)
6 - Os prejuízos do analfabetismo para o exercício da cidadania são incalculáveis. Pessoas que não sabem ler têm maiores dificuldades para fazer valer os seus direitos. Além disso, o analfabetismo é sintoma e causa da pobreza que assola o país. Para que haja mais justiça e mais desenvolvimento é preciso que o analfabetismo e a baixa escolaridade sejam definitivamente eliminados.
7 - O Senado, pois é onde são defendidos os interesses de um todo, por representantes escolhidos pelo povo. E as manifestações populares.
8 - O texto todo defende a idéia de que somos, nós humanos, uma disputa entre

Relacionados

  • escravo
    28347 palavras | 114 páginas