Questões do Capítulo 2 do Livro de Rosseti - Intro à Economia

636 palavras 3 páginas
QUESTÕES DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO DE ROSSETI

1 Diferencie, conceituando cada uma delas, as três seguintes categorias de elementos constitutivos dos sistemas econômicos: estoque de fatores, quadro de agentes econômicos e complexo de instituições.

2 São três os agentes econômicos que interagem dentro de determinado sistema econômico: unidades familiares, empresas e governo. Destaque os papéis de cada um.

3 Qual é o tçipo de unidade familiar de maior ocorrência no Brasil? De onde provém seus rendimentos e que características relevantes podem ser destacadas na estrutura de seus dispêndios?

4. Empresas e unidades de produção são expressões sinônimas do ponto de vista da teoria econômica. E esta categoria de agente econômico é heterogênea sob diversos aspectos. Discorra sobre essa heterogeneidade, sob os aspectos tamanho, estatutos jurídicos, origens e controle, formas de gestão e natureza dos produtos.

5 A interação dos agentes econômicos fundamenta-se em dois fatores: a diversidade das necessidades humanas e a diversidade das capacitações pessoais. Mostre como esses fatores levaram à especialização, à divisão do trabalho e às trocas. E relate os benefícios daí decorrentes.

6 Conceitue o escambo e explique por que esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos: - Existência de necessidades coincidentemente inverso entre os parceiros das trocas.

- Fixação das relações de valor entre os produtos envolvidos, para a efetivação das trocas – ou, mais simplesmente, fixação de relações de trocas.

7 O primitivismo do escamo é superado com o emprego de mercadorias-moedas. A propósito dessa evolução, discuta os seguintes aspectos:

- Características que as mercadorias-moeda devem reunir.
- Motivo da ocorrência de grande variedade de mercadorias-moeda, em diferentes épocas e regiões.
- Vantagens e benefícios sociais da utilização de mercadorias-moeda.
- Principais problemas apresentados pelas mercadorias-moeda.

8 Discuta as causas e

Relacionados