questoes_HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FISICA.ESCOLARIZANDO O MUNDO: O ÚLTIMO FARDO DO HOMEM BRANCO

730 palavras 3 páginas
Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Prof. Ivan Luis dos Santos

Alunos

Adriano Santos Brune
Rgm:1521843-1

Francisco Jefferson d s. Lima
Rgm:1562990-2

João Gilberto A.M.Junior
Rgm:1509859-1

Maurício Batista da Cruz
Rgm:1551526-5

Rayara Vieira Ramos
Rgm:1502484-9

Ronaldo José Pereira
Rgm:1567228-0

Questões
“Escolarizando o mundo”

São Paulo
2015
QUESTÕES:

1) De acordo com a leitura dos textos1, o que significa dizer que a História é produzida por relações de poder? Considerando o documentário2 assistido, aponte como estas relações de poder foram (e,vão) constituindo a História da escolarização moderna ocidental.

R: Quem tem o poder faz a história, porque as classes burguesas ainda movimenta o mundo por Ex: “A Escola, se todos tivessem a porta do conhecimento, ficaria mais difícil de ser manipulados”. Para o governo é mais fácil manipular quem não tem o conhecimento das leis do que os próprios de poder que sabem utilizar as ferramentas certas .Para o governo é muito mais vantajoso criar uma história do que mudar a realidade.

2) Leia o excerto extraído do texto3 e, na sequencia responda a questão abaixo:

(...) a genealogia funciona decompondo as séries particulares por meio da quais se organizaram os acontecimentos, para criar uma série diferente para eles. (...) Se a história é a memória coletiva de um grupo social particular, então, a genealogia é uma contra-memória, composta pelos mesmos elementos repetidos e organizados de uma maneira diferente.

O que nos permite afirmar (Por que podemos afirmar?) que o documentário “Escolarizando o mundo” realiza um exercício genealógico de contra-memória ou contra-história?

R:A natureza política dessa abordagem da história foi sintetizada por Judith Butler que afirmou que “a genealogia investiga as apostas políticas que estão presentes no ato de determinar a origem e efeito as categorias de identidade que de fato, são efeitos de

Relacionados