QUESTOES DE ETICA

Páginas: 11 (2518 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
1) Quais os argumentos de Sócrates contra a tese de que o melhor é o mais forte?
Os argumentos são:
A - O Povo (enquanto coletivo) é mais forte fisicamente que qualquer homem isolado. A Lei que expressa a vontade do Povo é mais forte que qualquer vontade individual. Logo, a Lei (democrática) que emana do povo é, nesta comparação, a melhor e a mais forte;
B - Um sábio tem sempre um saberlimitado, dado que não pode dominar todos os assuntos. Só o povo, porque reúne todos os homens é sábio em todos os assuntos. Logo, é melhor que qualquer homem isolado;
C - Quem procura o prazer pelo prazer jamais se sentirá satisfeito. O homem só poderá ser feliz se aprender a dominar as suas paixões. O prazer pode implicar dor, sofrimento, prejuízo. Quem o procura só pode encontrar infelicidade,sofrimento, fazendo também sofrer os outros. Nunca terá amigos, mas apenas aduladores ou os que o odeiam. O bem nunca implica o mal ou qualquer prejuízo, dor ou sofrimento. Quem procura o bem só pode encontrar a felicidade. Logo, o bem é preferível ao prazer. Os que devem governar a cidade são os que procuram o bem e dominam os seus impulsos hedonistas (prazer). Só eles procuram melhorar os homens eafastá-los do prazer e conduzi-los ao bem. Os retóricos e os políticos nada fizeram para melhorar os homens, muito pelo contrário pioraram-nos.

2) Como é caracterizado no Górgias o indivíduo injusto?

O indivíduo injusto, no Górgias, para Sócrates, seria aquele que permanece impune e não paga por seus crimes e pelo mal que comete. Sócrates faz, inclusive, uma alusão afirmando que o injusto é umenfermo que não se trata e permanece doente, pois a justiça é uma cura moral que nos disciplina e nos torna mais justos.

3) Sócrates afirma ser melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la. Por que? Você concorda?

Sócrates afirma ser melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la porque para ele o maior dos males existentes é praticar uma injustiça e não pagar pelos crimes cometidos. Assim, para ele,será sempre mais infeliz o autor da injustiça do que a vítima, e mais ainda aquele que permanece impune e não paga por seus crimes. O injusto é um enfermo que não se trata e permanece doente, sendo a cura moral desta doença a justiça. Eu e todo o grupo comungamos deste posicionamento e acreditamos que não existe maior infelicidade do que ser o autor de uma injustiça.

4) Segundo Platão, qual aimportância do conhecimento do Bem para a conduta ética?

Apesar dos obstáculos teóricos envolvidos na natureza do bem, a ideia ou o conceito de bem, na filosofia de Platão, ocupa um lugar central.
O bem na Filosofia de Platão situa-se numa concepção metafísica, posta de modo apriorístico, externa e situada além das obrigações e escolhas do indivíduo. Ao reconhecer o bem, o sujeito distingue tambémo tripé da verdade, da justiça e da beleza. Platão tem na forma do bem o baldrame da ética.
Nessa perspectiva, o bem ocupa o ponto central da filosofia platônica e faz da ética de Platão não uma ética do dever, mas uma ética apriorística, dogmática, que independe do bem-estar das pessoas.

5) Você concorda que se fosse dado às pessoas o poder de fazer o que quisessem, sem medo de serem punidas,tal como no mito do Anel de Giges, elas agiriam de forma antiética?

Nesse particular, excelente é a lição de Socrates: “Nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me a idéia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem se concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e de belo. [...] Acrescento que é preciso vê-la se se quer comportar-se com sabedoria, seja navida privada, seja na vida pública.”
Aqui, a possibilidade de alguém tornar-se justo e virtuoso depende de um processo de transformação pelo qual deve passar: afastar-se das aparências, preconceitos e condicionamentos e adquirir o verdadeiro conhecimento, via dialética.
Isso significa que o sábio/filósofo é aquele que pode atinge essa percepção e conhecer o Bem significa tornar- se virtuoso e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética questões
  • Etica Questões
  • questões éticas
  • Questoes de Etica
  • questoes de etica
  • Questoes de etica
  • Questões éticas
  • Questões de ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!