Questionario Conting ncia de Reforçamento

1042 palavras 5 páginas
1- Como Skinner define, em seu livro Contingencies of reinforcement, o conceito de contingências de reforçamento?
Contingências de reforçamento são as relações entre a ocasião na qual uma resposta ocorre a própria resposta é a consequência reforçadora.

2- Souza (2000), ao analisar a história do conceito de contingência na análise do comportamento, indica que atualmente contingência e contiguidade têm significados distintos.
a) Como são utilizados ambos os conceitos?
Contiguidade é utilizada para descrever a proximidade temporal ou espacial entre eventos. O termo contingência é empregado para enfatizar uma relação de dependência entre eventos.
b) Por que, segundo Souza (2000), houve uma confusão inicial entre estes dois conceitos?
Pela relevância da imediaticidade do reforço para a aquisição e manutenção do comportamento.

3- O que indicam os resultados de estudos que comparam os efeitos de relações de contiguidade e de contingência?
As relações de contingência que envolvem a contiguidade temporal, são mais efetivas que as contingências que envolvem atraso, na aquisição, na manutenção e na regularidade do comportamento; e a contiguidade em relações de contingência é mais efetiva que a contiguidade em relações acidentais entre o comportamento e o ambiente.

4- O termo contingência descreve, hoje, diferentes tipos de relações. Quais são elas?
AS relações atualmente descritivas são: entre eventos ambientais e entre eventos ambientais e comportamentais.

5- Quais relações estão envolvidas no comportamento operante?
As interações de contingência ou interações entre eventos: a situação na qual a resposta ocorreu, as consequências que esta resposta produz. 6- Como o conceito de contingência tríplice orienta as análises dos analistas do comportamento, no laboratório e no trabalho prático?
O conceito orienta as análises no laboratório no sentido de identificar as diferentes contingências do reforçamento, os efeitos que produzem e os parâmetros que modulam estes

Relacionados