QUESTIONARIO 3 - INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

1953 palavras 8 páginas
Trabalho 3 – Questionário Capítulo 6

1) Descreva as funções básicas de uma UCP, indicando os seus componentes principais.
2) Quais são as funções da unidade aritmética e lógica – UAL? As funções são executar operações matemáticas com os dados. Podem ser:
Aritméticas: soma, subtração, multiplicação, divisão;
Lógicas: AND, OR, XOR, NOT;
Outras - complementos, deslocamentos à direta e a à esquerda.

3) O que é e para que serve o ACC? É um registrador de uso geral que tem uma função adicional, existente em alguns sistemas: fazer a ligação da UAL com os demais dispositivos da UCP, para armazenamento de dados que serão processados pela UAL.
4) Qual é o componente de um processador que determina o período de duração de cada uma de suas atividades e controla o sincronismo entre elas? Relógio.
5) Quais são as funções da unidade de controle de um processador? Conter a lógica necessária para a realização das etapas de um ciclo de cada instrução de um programa.
6) Seria possível realizar o projeto de um processador em que o tamanho em bits do CI fosse diferente do tamanho do REM? Nesse caso, qual dos dois registradores deveria ter maior tamanho? Por quê? Não seria possível, seguindo o modelo de Von Neumann, em que instruções e dados ocupam a mesma memória. Ambos os registradores armazenam endereços e devem ter o mesmo tamanho.
7) Considere um computador cuja MP é organizada com N células de 1 byte cada uma. As instruções interpretadas pela UCP possuem três tamanhos diferentes: as do tipo A possuem 16 bits; as do tipo B têm 32 bits e as do tipo C possuem 48 bits. Considerando que o código de operação de cada uma tem um tamanho fixo e igual a 8 bits e que os programas executados nesse processador são constituídos de uma mistura de três tipos de instruções, imagine um processo prático para incremento automático do CI após a execução de cada instrução de um programa. C.Op. = 8 bits = = 256 instruções diferentes; C.Op. entre 0 e 84: instruções

Relacionados