Questionário de Imunologia

Páginas: 15 (3663 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Questionário Imunologia
1. Discorra sobre a função do Sistema Imunológico.
Resposta: O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram essa proteção. Entre as células do sistema imunológico, encontramos os glóbulos brancos ou leucócitos.

2. Discorrasobre o experimento de Edwards J com a varíola e sua contribuição para a imunologia.
Resposta: Edward Jenner formado em medicina em Londres realizou experimentos relativos à varíola, na época uma das doenças mais temidas pela humanidade. Ao observar que pessoas que ordenhavam vacas não contraiam a varíola deste que tivessem adquirido a forma animal da doença, Jenner extraiu o pus da mão de umaordenadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. Em 1º de julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola.

3. Discorra sobre a Imunidade.
Resposta: As células responsáveis pelaimunidade são os linfócitos e os fagócitos. Os linfócitos podem apresentar-se como linfócitos T ou linfócitos B. Os fagócitos coordenam as respostas inatas e os linfócitos coordenam as respostas imunes adaptativas. O sistema imune pode sofrer um desequilíbrio que se apresenta como imunodeficiência hipersensibilidade ou doença autoimune. Os principais componentes do sistema imune são as células T,células B, linfócitos grandes granulares, monócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos,  basófilos infundidos nos tecidos, plaquetas e células teciduais.

4. O que são Patógenos? Exemplifique:
Resposta: Vírus, bactérias e parasitas são agentes biológicos patogênicos, que causam doenças que podem se espalhar de população para população. A virulência do patógeno é o fator determinante da ocorrênciaou não de doença. Tais doenças frequentemente seguem padrões distintos. As doenças infecciosas podem ser agudas ou crônicas. Os patógenos podem ser classificados em duas categorias. A primeira inclui os patógenos obrigatórios, que desenvolvem em algumas fases do seu ciclo de vida, dentro de um hospedeiro, podendo assim causar doenças. A segunda e maior categoria, inclui patógenos facultativos,geralmente presentes no ambiente aquático todo o tempo, sem a obrigatoriedade do hospedeiro.


5. O que são Antígenos? Resposta: Um antígeno é toda partícula ou molécula capaz de iniciar a produção de um anticorpo específico. Os antígenos são substâncias que não são reconhecidas pelo sistema imunológico comopróprio do corpo. Um antígeno pode ser uma bactéria ou um fragmento dela, um vírus ou até uma substância qualquer. Quando o sistema imunológico apresenta uma resposta acima da considerada normal, dizemos que a pessoa apresentou uma alergia. Em geral, os antígenos são moléculas complexas, que em sua maioria contem proteínas, polissacarídeos ou lipossacarídeos. Os microorganismos contam com várioscomponentes antigênicos capazes de provocar uma resposta imune. Por exemplo, as paredes das células bacterianas, cápsulas, fimbrias, flagelos e as toxinas podem ser notadas como antígenos iguais que a cápside das proteínas virais, os envoltórios virais e os componentes internos da célula viral.

6. Discorra sobre os tipos de resposta imune. Resposta: Paraproduzir a defesa, o organismo precisa primeiramente reconhecer o patógeno ou qualquer que seja este invasor. Existem dois tipos de resposta imune: inata e adaptativa. A resposta imune adaptativa é muito mais eficiente, pois ela é mais específica. A resposta Imunidade Inata, quando um microorganismo invade o organismo, um grupo de células fagocitárias vai tentar destruí-los através da fagocitose....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário-Imunologia
  • Questionário de Imunologia
  • Questionário de Imunologia
  • imunologia questionário
  • Questionário de Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!