Questao social

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

célia regina













QUESTÃO SOCIAL




















Itu
2013


CÉLIA REGINA GOMES RODRIGUES

















QUESTAO SOCIAL










Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociologia,Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Politica e Filosofia].

Prof. Marcia Bastos, Giane, Albiazzetti, Sérgio Goes e Roseane Malvezzi









Itu
2013

Sumário

1. Introdução ................................................................................................. 04
2. Questão Social..........................................................................................05
3. Conclusão ................................................................................................. 07
Referências .................................................................................................... 08





























1. INTRODUÇÃO

Os problemas que atingem nossas vidas, de sequestros adesempregos, de secas a violência, são encarados como questões sociais.Uma coisa sempre esta ligada a outra e desta a mais outra e a situação sempre piora.
A preocupação está quando ultrapassam níveis considerados normais, ou que são controláveis pelo governo, que esteve e está nas mãos das elites políticas e econômicas.
A questão social desde seu principio é encarada pela própria população comoresponsabilidade somente do governo. Por outro lado os problemas sociais passaram a ser encarados como consequencia da carência de recursos materiais e intelectuais, assim como a pobreza. Esta, por sua vez, vista como causa individual e de responsabilidade de cada um.
Esses fenômenos sociais são tidos como éticos e morais, relacionado a ordem social do governante que está no poder. Muitasexperiências foram feitas por governos locais no sentido de combater os problemas sociais. Mas ao invés de ajudar causam em muitas pessoas a acomodação diante da dificuldade.











2. QUESTÃO SOCIAL

O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A sua intenção no principio era exigir a formulação de políticas sociais beneficiando aclasse operária, que se encontravam em pobreza crescente, fazendo com que eles se conscientizassem a cerca do modo como trabalhavam.
No final do século XIX, os problemas sociais cresceram, principalmente por causa do modelo econômico que explorava o trabalho livre. A pobreza e os demais problemas individuais ficava a cargo da caridade das pessoas da elite econômica.
A partir de 1930 a questãosocial do trabalho se transforma em responsabilidade do governo, enquanto que o da pobreza continua dependendo da caridade. Surge então uma diferenciação entre problemas sociais e questões sociais. Um é indesejável porém aceito, o outro, mais abrangente, é até legitimado, tido como permanente e estrutural.
Cidadania e pobreza assumiram características diferentes. A primeira é vinculada ao trabalho , asegunda à situação de carência. Aqui os direitos sociais não passam de políticas sociais, dirigidas a dois públicos diferentes: direitos dos cidadãos e “assistência” social aos pobres.
Desde a sua origem, o nosso sistema de proteção social, ao invés de existir para garantir a capacitação e inclusão do cidadãos no mercado de trabalho, tem funcionado apenas para reproduzir o sempre atual sistemade reprodução de subalternidade, de subserviência, de apadrinhamento das classes assalariadas e do povo em geral para com aqueles detentores do poder econômico e político do país. Então a questão social no Brasil é moldada de acordo com os interesses políticos.
No Brasil, ao contrário de muitos outros países, as políticas sociais não só reproduzem as desigualdades como aumentam a dependencia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão Social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL
  • A questão Social
  • questao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!