QUEST O SOCIAL FRENTE AO FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO

1100 palavras 5 páginas
QUESTÃO SOCIAL FRENTE AO FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO

As mudanças e questões sociais ocorridas no mundo do trabalho têm repercutido de forma direta nas relações entre capital e trabalho, sendo essas desenvolvidas como forma de superar as crises do capitalismo e dar continuidade ao processo de acumulação do capital. Nesse sentido, a classe trabalhadora é atingida com a precarização do trabalho, além de gerar o aumento das expressões da questão social. Diante dessa realidade, caracterizada pelo modelo neoliberal, que tem como princípio o Estado mínimo, havendo a transferência de responsabilidades para a esfera privada e sociedade civil, nos leva a discutir sobre o desemprego enquanto expressão da questão social e os desafios pertinentes à atuação do profissional de Serviço Social. Sendo o desemprego uma das expressões da questão social percebesse que o Assistente Social tem um grande desafio, em que este tem que superar os limites da profissão impostos pelo sistema capitalista, que requer ações criativas e propositivas para a articulação e efetivação de propostas com cunho emancipatório dos sujeitos sociais.
Para o enfrentamento dessa realidade, tem-se como proposta de atuação o desenvolvimento de projetos de Economia Solidária na perspectiva de fortalecer a organização da classe trabalhadora colocando-os como sujeitos de sua própria história, na luta pela transformação da sociedade e garantia dos direitos sociais. Com a implantação das políticas neoliberais originadas na década de 1970 nos países centrais dissemina-se um novo modelo econômico atingindo também os países periféricos entre os quais o Brasil causando impactos em importantes áreas, como o desemprego.
Para tanto, percebe-se que a sociedade capitalista engendra uma dinâmica de transformações sociais as quais incidem diretamente no cotidiano dos trabalhadores, pois a lógica do capital vem ser a concentração de renda que se acentua cada vez mais, deixando a margem à maioria da população.
consolidação

Relacionados