Quest 8 ETAI

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
Cássia M. de Barros
RA: 539376
ETAI - AA8-1: Questionário da Unidade 8
Questionário VIII- INTERAÇÕES ENTRE AS ESPÉCIES

1- Que são sociedades isomorfas e heteromorfas? Dê exemplos.
Isomorfas ou homotípicas são colônias em que os indivíduos relacionados são tanto fisiologicamente como morfologicamente semelhantes, não havendo divisão de trabalho, uma vez que todos os seus componentes executam asmesmas funções.
Heteromorfas ou heterotípicas são aquelas em que os indivíduos são tanto fisiologicamente como morfologicamente diferentes, de maneira que cada um se encontra adaptado para executar determinada função, havendo, portanto uma divisão de trabalho.
Colônia isomorfa - colônias de bactérias do grupo Cocus, os corais (colônia de celenterados), colônia de cracas (crustáceos).
Colôniaheteromorfa - medusa caravelas (Phisalia caravelas), onde se encontram indivíduos especializados para a proteção, defesa, flutuação, natação e reprodução da colônia.

2- Como ocorre a reprodução em uma sociedade de abelhas.
Na colméia temos três castas diferentes, a rainha, as operárias e os zangões. A rainha é uma fêmea fértil diplóide (2n), que possui cerca de 300 ou mais ovaríolos que produzemovos e coloca cerca de 1000 ovos diários.
As operárias são fêmeas diplóides estéreis que servem para proteger a colméia e alimentar a rainha e sua prole.
Os zangões são machos férteis haplóides (n) e sua única função é a de fecundar a rainha e perpetuar assim a espécie.
Na maturidade sexual a rainha sai da colméia para o vôo nupcial, podendo ser fecundada por vários zangões, que morrem após acópula. Os espermatozóides dos zangões são armazenados no sistema reprodutor da rainha e no decorrer do tempo vão fecundar os óvulos que ela reproduzir.
Nas colméias ocorre um processo chamado partenogênese, isto é, produção de óvulos não fecundados. Tanto os fecundados quanto os oriundos de partenogênese podem gerar novos indivíduos. A rainha e as operárias provem de óvulos fecundados (2n), já oszangões provem de óvulos não fecundados (n).

3- O que entende por "colapso das abelhas? Quais suas possíveis causas e conseqüências?
Colapso das abelhas é o fenômeno do seu misterioso desaparecimento em vários locais no mundo, sendo verificado nos EUA, Canadá, países da Europa e no Brasil.
Prováveis causas estão relacionadas ao uso indiscriminado de inseticidas e a infecções por vírus e porácaros.
As conseqüências podem ser desastrosas já que as abelhas são polinizadoras naturais e leva o pólen de uma flor a outra, induzindo dessa maneira a formação de frutos e sementes; também são especializadas produtoras de mel, cera, própolis e geléia-real. Seu sumiço afetaria a natureza diretamente (baixa diversidade da flora) e indiretamente através de seus produtos para uso comercial.

4-Descreva uma sociedade de formiga saúva.
Composta por rainhas (ou içás ou tanajuras) que são fêmeas férteis, por reis ou bitus que são machos férteis e por operárias que são fêmeas estéreis.
As operárias podem ser: soldados – defesa da sociedade e possuem uma mandíbula avantajada; cortadeiras carregadeiras – que coletam gravetos e folhagens; e jardineiras – que cuidam dos fungos que servem de alimentopara os componentes do sauveiro.

5- Como você pode explicar a tendência de populações de predadores e presas viverem em equilíbrio nos ecossistemas?
Embora o predador possa exercer um efeito limitante sobre as presas, podendo levá-las a extinção, é comum o predador atuar apenas como regulador, contribuindo para manter a população de presas num estado de equilíbrio. Esta interação embora sejaprejudicial à presa ao nível de indivíduo, torna-se benéfica ao nível de espécie.
Com efeito, os predadores evitam que as presas entrem em superpopulação, fato que pode levá-las a morte pela fome, de forma mais significativa que a ação predatória.
Também promovem uma ação seletiva, uma vez que as presas capturadas são, muitas vezes, aquelas que apresentam menor capacidade de fuga devido a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 8 Quest Es Acertadas
  • quest o 7 e 8
  • Quest es do Cap 8
  • Atividade De Fisica Quest O 1 E 8
  • Quest Es 7 8 9 APS
  • Ensino Fundamental Quest Es De 5 A 8 S Ries Bonjorno Respostas
  • QUEST ES SARESP 8 S RIE 3 PARTE
  • Trabalho com filme Quest es Raciais 8 Per odo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!