AVALIA O Benedita Da Silva

Páginas: 10 (2448 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
MATRICULA: GO/10S8167 CURSO 182 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.
BENEDITA DA SILVA BANDEIRA - CPF: 521.125.941-68
ENDREÇO: RUA 08 CASA N º 171 BAIRRO SÃO VICENTE FORMOSA/GO CEP: 73.802-140
E-mail: grazybandeira@hotmail.com


AVALIAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

1) Quais as suas expectativas em relação ao Curso?
Antes de tudo vou procurar dedicar-me o máximo, objetivando conseguiultrapassar os obstáculos e dificuldades que possam surgir no decorrer do curso, pois minhas expectativas em relação ao Curso além de consegui um certificado com aproveitamento satisfatório, que será de suma importância na minha carreira profissional na área da educação do Estado de Goiás a qual faço parte, principalmente financeiramente.

2) Provocação:
Após ler sobre os conceitos que definiram “Estado”,expresse sua preferência por um dos autores citados. Justifique.
Definição de Estado do autor Haroldo Lasky, onde ele define “Estado como uma sociedade politicamente organizada, com independência nacional e poder soberano, poder este que se exerce sobre a população que habita determinado território”, no meu ponto de vista esta definição é a melhor, pois ao lermos apenas a definição saberíamos dese tratar da definição Estado.

3) No transcorrer da historia, destacaram-se as diversas formas de estados. Cite as cinco definições atuais explicando cada uma.
Estado teocrático: O poder sobrenatural emana de uma autoridade e em seu nome é exercido, definindo o Estado. Definição mais antiga de organização e que hoje é considerada atrasada.
Estado absoluto: O poder está concentrado em um únicoindivíduo, geralmente prepotente, soberano, que impõe formas de conduta, de abuso e obediência.
Estado totalitário: O Estado assume todas as funções sociais exigidas pela sociedade, reduzindo progressivamente a atuação de outras instituições como a igreja e o setor privado. Ex. Nazismo, fascismo e o stalinismo.
Estado democrático-liberal: O estado intervém pouco, a menos que algo perturbe o equilíbrioestabelecido entre as classes sociais e seus interesses. O direito e a vontade da maioria prevalecem.
Ditadura: Poder de um único partido político que elimina qualquer outra organização partidária divergente. Qualidades de lideranças e rígido no controle militar.

4) Sintetize a História da Educação no Brasil em todos os seus períodos.
A História da Educação do Brasil é marcada por rupturasmarcantes sendo nos seguintes períodos:
Período Jesuítico – 1549 a 1759: Aconteceu com a descoberta do Brasil, os jesuítas desconsideraram a cultura indígena e tentaram catequizaram os índios no modelo europeu, porém fracassaram, período durou 210 anos, quando os jesuítas foram expulso pelo Marquês de Pombal.
Período Pombalino – de 1760 a 1808: Foi marcado pelo movimento político e filosófico, tinhacomo concepção retirar o povo da ignorância por meio da disseminação do conhecimento científico. Modelo de Educação implantado serve de alicerce para os modelos atuais, as disciplinas eram Latim, Grego e Retórica.
Período Joanino – 1808 a 1821: D. João VI fundou as Academias Militares, a Biblioteca Real, as Escolas de Direito e Medicina e a Imprensa Régia, sociedade letrada e a população passou ater conhecimento do que existia e acontecia no mundo.
Período Imperial – de 1822 a 1888: Vários acontecimentos históricos contribuíram para os avanços na educação. D. João VI voltou para Portugal, ocorreu a Proclamação da Independência, foi outorgada a Primeira Constituição do Brasil estabelecendo a instrução primária gratuitas e para todos os cidadãos prevendo a fundação de colégios euniversidades. Surgiu a primeira Escola Normal, em Niterói e a fundação do Colégio Pedro II.
Período de 1889 a 1929: Período que foi proclamado a Lei do Ventre Livre e a abolição da escravatura, várias reformas marcaram a história da educação sendo:
Reforma Benjamin Constant, Reforma Epitácio Pessoa, Reforma Rivadávia Correa, Reforma João Luiz Alves e outras reformas de abrangências estaduais.
Período da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Silva
  • Silva
  • SILVA
  • Silva
  • Silva
  • silva
  • silva
  • Avalia O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!