queijo

Páginas: 12 (2849 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DEPARTAMENTO DAS CLÍNICAS VETERINÁRIAS
DISCIPLINA: TÉCNICA OPERATÓRIA







CICATRIZAÇÃO










EDITOR: Prof. Dr. LUIZ CARLOS RÊGO OLIVEIRA











São Luís/2013




INTRODUÇÃO


Toda a reparação de tecido mole, quer seja acidental ou provocada, éessencial a mesma, a diferença reside na preparação do tecido onde se efetuará a operação. Em alguns casos, esta preparação se realiza antes que ocorra a ferida; em outros, ocorre na presença da mesma.
Na maioria dos casos nos ocuparemos de cirurgia programada, porém é importante possuir alguns conhecimentos sobre o tratamento de lesões existentes nos tecidos moles, o que nos permitirá compreender osprocessos regenerativos tão vitais nas intervenções cirúrgicas. Dentro das considerações gerais da reparação do tecido, existem alguns fatores que devem ser relembrados com mais precisão, pois são de suma importância no progresso da reparação. Estes fatores podem dividi-se, por conveniência didática, em dois grupos: aqueles que comprometem todo o organismo e outros que exercem influência nos tecidosespecíficos implicados da ferida.
Entre os fatores que influenciam a reparação de uma ferida, se incluem o estado de nutrição do animal, sua idade e qualquer enfermidade que comprometa o organismo. A hipoproteinemia e a desidratação são também fatores que afetam o organismo em geral, inclusive podem interferir na reparação da ferida. As deficiências vitamínicas também reduzem o podercicatrizante. A vitamina A desempenha um importante papel na regeneração das membranas mucosas; por outro lado, a deficiência de vitamina C é pouco freqüente em cães, mesmo sabendo-se que esta é uma causa direta de cicatrização tecidual tardia no homem.
Existe a crença generalizada de que a cortisona e o ACTH retardam a regeneração dos tecidos nos animais; entretanto, parece haver algumas divergências quantoaos mecanismos exatos que relacionam os hormônios corticais com a cicatrização das feridas. Alguns pesquisadores acreditam que tais cicatrizações se prolonguem naqueles pacientes que tenham se submetido a tratamento prolongado com corticóides, entretanto outros sustentam que existe uma demora na formação do tecido de granulação e fibroplasia aplicando corticóide antes e depois da existência daferida. Em vista dos resultados experimentais, talvez seja adequado suprimir a terapia corticosteróidea durante os primeiros períodos da reparação tecidual, quer sejam estas inferidas cirurgicamente ou como resultado de acidentes. Certamente, o clínico não tem controle direto sobre estes fatores gerais, porém têm de levá-los em consideração ao prognosticar uma ferida.
Entre os fatores locais queinfluenciam a cicatrização das feridas são incluídos o tipo de incisão, a extensão do traumatismo, a presença ou ausência de infecções, o grau de hemostasia, as características requeridas para estabelecer a drenagem, tipo de sutura a realizar, a presença de corpos estranhos, a irrigação sangüínea local, a presença e a quantidade de tecido necrosado, o volume do edema e a capacidade de coaptação dosbordos separados. As feridas leves da cútis e o tecido subcutâneo geralmente se permite cicatrizar por si só, o que é feito pelo tecido de granulação, sobretudo se tais feridas ocorrem no dorso de animais de pelo longo, onde a pelagem pode cobrir qualquer formação subseqüente de tecido cicatricial. Entretanto, se estas feridas são deixadas cicatrizar, por granulação, em animais de pelo curto, ouse ocorrem em regiões descobertas, tais como a face, as partes mais distais das extremidades ou em regiões de considerável mobilidade, como na cútis que recobre as articulações, podem deixar cicatrizes de aspecto indesejável (deformantes). A intervenção em feridas pequenas "encurtam" o tempo de cicatrização, obtendo-se resultados satisfatórios no diz respeito à aparência da cicatriz; estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Queijo
  • queijo
  • Queijo
  • queijo
  • Queijo
  • queijos
  • queijo
  • Queijo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!