QUEBRA DORMÊCIA DA TAMARINDO (TAMARINDUS INDICA L.)

1208 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - CCN
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: Fisiologia Vegetal
PROFESSOR: Airan S. Lopes

QUEBRA DORMÊCIA DA TAMARINDO (TAMARINDUS INDICA L.)

ANA PAULA PEREIRA DE SOUSA
EMANOELA MARIA DE JESUS SOUSA
ÍTALO MARQUES DE SOUSA
JOÃO ELTON RODRIGUES RAMOS
MÁRCIA MARIA DO NASCIMENTO SILVA

Teresina – PI, Abril de 2013

INTRODUÇÃO
O tamarindeiro (Tamarindus indica L.) pertence à família das leguminosas, sendo originário da África Equatorial e da Índia e amplamente encontrado em muitos países da Ásia e América do Sul. É considerado uma árvore ideal para regiões semiáridas, tolerando de 5 a 6 meses de condições de seca (PEREIRA et al., 2007).
No Brasil, difundido e cultivado há séculos, o tamarindeiro é uma árvore que, devido à grande beleza e produção de sombra, é muito apreciada como ornamental e para urbanização, nas cidades e estradas, apesar de apresentar um crescimento lento.
Seu tronco fornece madeira de boa qualidade para construção civil.
O fruto do tamarindeiro é utilizado na fabricação de refrescos, sorvetes, pastas, doces e licores. Mas, sua industrialização tem sido em maior parte na forma de sucos e pastas preparados a partir da polpa. No Brasil, a fruta é muito consumida nas regiões
Norte e Nordeste, tendo se adaptado a essas regiões facilmente, devidas apresentarem um clima mais quente.
A quebra de dormência é um método utilizado para diminuir o tempo de germinação das sementes. São vários os métodos para quebrar dormências, desde métodos mecânicos a métodos físicos e químicos.
O objetivo do presente trabalho foi observar as diferenças existentes entre o tempo de germinação de sementes de tamarindo (Tamarindus indica L.) com e sem quebra de dormência (a quebra da dormência foi realizada com ácido sulfúrico). Assim como o seu grau de desenvolvimento observado durante 30 dias após o período de semeadura. MATERIAIS E MÉTODOS


20 sacos plásticos para

Relacionados