Quadro clinico

Páginas: 2 (369 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
Quadro Clínico

Anamnese

A anamnese em mastologia segue as normas da propedêutica clássica, com ênfase nos fatores de risco para o câncer mamário.
O aparecimento de tumor na mama é o sintomaprincipal da doença, sendo esta a queixa principal, o qual, em mais de 70% das vezes, é descoberto casualmente pela própria paciente. A dor é incomum (entre 5 e 10%).
O relato de fluxo espontâneo ouhemorrágico, embora raro, é preocupante e requer investigação.
Os derrames de baixo risco em geral são bilaterais, multipóricos leitosos e/ou esverdeados. Já os de alto risco são unilaterais uni ouoligopóricos, sanguinolentos ou aquosos.
Outros sintomas como ingurgitamento localizado, retração, edema, ulceração da pele, adenomegalia axilar, embora menos usuais, são por igual relevantes.Exame Físico

No caso das neoplasias, a presença do tumor deve ser explorada no que diz respeito a seu tamanho, forma, limites, consistência, fixação aos planos superficiais e/ou profundos,características da pele que o recobre e a sua localização.

Inspeção: o examinador deve observar comparativamente o volume, forma, simetria e alterações cutâneas incluindo aréola e mamilo. As principaisalterações a serem observadas são: retração, abaulamento, eritema, acentuação da rede venosa, edema e ulceração. O edema cutâneo, em geral, associa-se ao carcinoma avançado. A pele suprajacente e periférica aotumor assume a característica de “casca de laranja”. A etração é explicada pela presença de fibrose peritumoral que fixa o tumor firmemente à fáscia superficial e/ou profunda do músculo peitoral,puxando a pele para dentro, causando a depressão e/ou prendendo a mama aos planos profundos.

Palpação das cadeias linfonodais: os gânglios axilares palpáveis devem ser descritos ao seu número,consistência e mobilidade. É importante notificar a área, em centímetros.

Palpação das mamas: Faz-se inicialmente, movimentos no sentido radial e posteriormente circulares incluindo o prolongamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definiçoes de alguns quadros clinicos
  • Quadro clínico sepse
  • Quadro clinico do atirador de Realengo
  • QUADROS CLINICOS RELACIONADOS ENDOCRINOLOGIA E
  • Quadro Clinico Seminario Integrado
  • Hipoacusia ototóxica
  • Beta Talassemia: Quadro Clínico, Diagnóstico e Tratamento
  • Quadro clínico doença de legg-perthes-calvé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!