QU MICA ORG NICA NA IND STRIA FARMAC UTICA

3213 palavras 13 páginas
QUÍMICA ORGÂNICA NA INDÚSTRIA
FARMACÊUTICA

Escola Estadual “Dona Antônia Valadares”

Anestésicos

História
Nos primórdios alguns cirurgiões consideravam a dor uma consequência inevitável do ato cirúrgico, não havendo uma preocupação, por parte da maioria deles, em empregar técnicas que aliviassem o sofrimento relacionado ao procedimento. As primeiras tentativas de alívio da dor foram feitas com métodos puramente físicos como pressão e gelo, bem como uso de hipnose, ingestão de álcool e preparados botânicos.
Por volta dos séculos IX a XII a esponja soporífera tornou-se um dos métodos mais populares de prover analgesia. Preparada a base de mandrágora e outras ervas, tinha como seus principais compostos morfina e escopolamina.

TÉCNICAS ANESTÉSICAS








Anestesia local
Bloqueios regionais
Raquidiana
Epidural
Caudal
Anestesia Geral

AGENTES RESPIRATÓRIOS
Os agentes inalatórios de uso mais frequente no mundo e no Brasil, atualmente, estão divididos em dois grandes grupos: a) os gases (representados exclusivamente pelo óxido nitroso histórica e popularmente conhecido como "gás hilariante").

b) os vapores. Dentre estes há predominância dos éteres halogenados. * Etoxietano, também conhecido como éter etílico, éter sulfúrico, ou simplesmente éter, tem fórmula molecular C4H10O e fórmula estrutural CH3CH2-O-CH2CH3. É uma substância líquida volátil e altamente inflamável.
Utilizado inicialmente como anestésico, foi abandonado pelo risco de explosão. Atualmente serve como ótimo solvente para laboratório e experiências químicas.

* Enflurano (2-cloro-1,1,2,-trifluoroetil-difluorometil éter) é um éter halogenado que foi comumente usado para anestesia por inalação durantes os anos 1970 e 1980.
Desenvolvido por Ross Terrell em 1963, foi primeiro usado clinicamente em 1966. Enflurano é um isômero e estrutural do isoflurano. Vaporiza-se facilmente, mas é um líquido a temperatura ambiente.

* Isoflurano (2-cloro-2-(difluorometoxi)-1,1,1-trifluoroetano) é um éter

Relacionados

  • TCC final
    13354 palavras | 54 páginas
  • O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS: EXPOSIÇÕES DE RISCO AO AMBIENTE E AO HOMEM
    3705 palavras | 15 páginas
  • ovinocultura
    25630 palavras | 103 páginas
  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas