INSTITUTO FERERAL DE EDUCA O

1410 palavras 6 páginas
INSTITUTO FERERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E
TECNOLOGIA DO MARANHÃO

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

GALILEU E O EXPERIMENTO DO PLANO INCLINADO

LEONARDO SILVA DOS SANTOS

Santa Inês
(Julho) 2014

LEONARDO SILVA DOS SANTOS

GALILEU E O EXPERIMENTO DO PLANO INCLINADO

Pesquisa apresentada na disciplina de Física, para obtenção de uma nota de reforço. Curso Técnico de Edificações, 1º período, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Maranhão, 05(Julho)2014.

Professor: José Francisco M. de Sousa

Santa Inês
2014
1. INTRODUÇÃO

No ano de 2002, o filósofo e historiador da ciência, Robert Crease (2006), realizou uma pesquisa com os leitores da revista norte-americana Physics World, perguntando quais seriam os mais belos experimentos de todos os tempos. Na seleção publicada, aparecem os dez experimentos mais citados e, dentre esses, estão dois experimentos atribuídos a Galileu (1564-1642), o experimento na torre de Pisa e o experimento com o plano inclinado. Essa pesquisa ilustra como são conhecidos os experimentos de Galileu sobre o movimento de queda dos corpos.
Possivelmente o plano inclinado é a máquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas já utilizavam superfícies inclinadas para subir encostas e transportar cargas em desníveis. Acredita-se que a construção das pirâmides do Egito foi facilitada pelo plano inclinado.
Galileu tinha uma dificuldade de medir o tempo de queda dos corpos devido o movimento ser demasiadamente rápido, no entanto com o plano inclinado ele diminuía a atuação da aceleração da gravidade e poderia analisar melhor o movimento.

2. DESENVOLVIMENTO

As ideias de Aristóteles sobre o movimento dos corpos permaneceram atuantes por cerca de dois mil anos. Apenas no século XVII, Galileu deu um grande passo na explicação do movimento dos corpos. Ele afirmou que "… qualquer velocidade, uma vez estabelecida num corpo,

Relacionados