qrug

1430 palavras 6 páginas
3. CERTIFICAÇÃO
A certificação é um documento que comprovará a empresa que seus produtos ou serviços estarão dentro das conformidades exigidas no padrão de qualidade ideal para atestar aos seus clientes que exigem um padrão alto de qualidade. A certificação é composta por um conjunto de atividades que atestará a conformidade da qualidade do produto de acordo com as regras do sistema de certificação, são feitas por empresas terceirizadas que determinam os padrões esperados dentro da conformidade dos processos, essas empresas são denominadas como OC – Organismos de Certificação ou OCC – Organismos de Certificação Credenciados dentro das regras do SBC – Sistema Brasileiro de Certificação, o organismo que credencia os certificados é o INMETRO. No Brasil o SBC é um sistema em que o estado reconhece para estabelecer uma estrutura a ser seguida dentro das necessidades do âmbito nacional já que a troca de informações e mercadorias esta estabelecida dentro do livre comércio, mas que os países envolvidos tenham um sistema mutuo e compatível com os mesmos.
No SBC – Sistema Brasileiro de Certificação existem duas formas de certificação que são ou não adotadas pelas empresas como:
Certificação compulsória – é um serviço prestado aos órgãos reguladores com uma base técnica que serve para completar a certificação, tem como prioridade segurança tanto para os cidadãos, do meio ambiente envolvido. Só podem ser aceitos organismos estrangeiros se houver uma reciprocidade entre as regras ou um acordo para incluir as normas no sistema credenciado e administrado pelo INMETRO.
Certificação voluntaria – somente é usada se o cliente, empresa, solicitarem estas normas para garantirem prestigio e uma relação de vantagem competitiva já que esta norma tem como objetivo garantir a qualidade no processo dos produtos ou serviços seguindo as normas do SINMETRO que devem ser executadas dentro das normas nacionais regionais e internacionais.
No Brasil o órgão com maior reconhecimento de

Relacionados

  • TCC Eletrônica
    10685 palavras | 43 páginas
  • fdjzfjbhofn
    10979 palavras | 44 páginas
  • Pesquisa de CAmpo
    74378 palavras | 298 páginas