Publico alvo

Páginas: 8 (1911 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Pergunta 1
0,8 em 0,8 pontos
Texto 1:
O povo brasileiro surgiu do encontro entre culturas, mas também do entrechoque entre o português invasor, índios silvícolas e negros africanos, isto é, um novo modelo de sociedade passava a ser edificado.
Texto 2
O caldo de cultura constituinte da nação brasileira, proveniente de tão diversificados ingredientes, é responsável pela construção de umamiríade de signos e simbologias, constituídos ao longo desses (mais de) quinhentos anos em que o nosso povo expressa e manifesta seus sentimentos de dor e alegria, revolta e miscigenação, euforia e sofreguidão, violência e paixão, com que vem enfrentando a luta pela sobrevivência e pela sua afirmação.
Tomando os texto 1 e 2 como referências iniciais, avalie as opções abaixo no que se referem aoprocesso de formação do povo brasileiro segundo a ótica antropológica de Darcy Ribeiro.
I. O povo brasileiro surgiu somente do encontro harmônico entre as culturas do branco português, negro e índio.
II. O povo brasileiro surgiu do encontro e do entrechoque entre as culturas do branco português, negro e índio.
III. O povo brasileiro, ao constituir-se enquanto uma nova unidade étnica, apresentaheterogeneidade em sua formação societária.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada:
Correta e) II e III
Resposta Correta:
Correta e) II e III
Feedback da resposta:
O povo brasileiro é sinônimo de pluralidade e heterogeneidade. O povo brasileiro não surgiu apenas do encontro entre as culturas do português, negros e índios. Portanto, o povo brasileiro surgiu do encontro e doentrechoque entre as culturas do português, negro e índio.
Pergunta 2
0,8 em 0,8 pontos
A elaboração da etnografia, na acepção de Clifford Geertz, não é um dado da natureza e nem é definida por técnicas e também não é somente estabelecer relações, informantes, manter diários e elaborar genealogias e mapeamentos do campo. Para o antropólogo Geertz, o mais importante é o que define a etnografia como arealização do que denomina de “descrição densa".
Segundo a visão da antropologia de Geertz, julgue as opções abaixo:
I. A interpretação da cultura concebe os significados culturais como objetivos e neutros.
II. A interpretação da cultura pode conter poligrafia.
III. A interpretação da cultura deve ser microscópica.
Marque a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada:
Correta e) II e IIIResposta Correta:
Correta e) II e III
Feedback da resposta:
As alternativas corretas são: A interpretação da cultura pode conter poligrafia e A interpretação da cultura deve ser microscópica. A alternativa incorreta é: A interpretação da cultura concebe os significados culturais como objetivos e neutros.
Pergunta 3
0 em 0,8 pontos
Texto 1: "Padrões de cultura preestabelecidos, orientadoresda conduta, acham-se intimamente relacionados com a psicologia dinâmica do indivíduo (...) a maioria dos seus membros é moldada pela própria cultura, adotando espontaneamente o comportamento configurado pelo contexto em que vive."

Texto 2: "O comportamento grupal tem suas raízes no comportamento individual, não havendo antagonismo, mas inter-relação entre o grupo social e os membros que ocompõem. A sociedade não pode ser separada dos indivíduos e, por sua vez, nenhum indivíduo alcançará suas potencialidades sem uma cultura em que participe."

Os textos 1 e 2 da antropóloga Ruth Benedict tem como premissa:


I. Que a maioria dos integrantes de um grupo social é moldada pela cultura.

II. Que o indivíduo adota com espontaneidade o comportamento configurado pela sociedade que vive.III. Que a cultura está relacionada ao contexto psicológico individual.

IV. Que não há relação entre indivíduo e cultura.


Marque a alternativa INCORRETA:


Resposta Selecionada:
Incorretad.
I e IV
Resposta Correta:
Corretae.
IV
Feedback da resposta:
A opção que deve ser assinalada é: IV. Que não há relação entre indivíduo e cultura.

Pergunta 4
0,8 em 0,8 pontos
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Público alvo
  • publico alvo
  • Publico alvo
  • Publico alvo
  • publico alvo
  • Publico alvo
  • publico alvo
  • Publico Alvo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!