Psicosorocaba

641 palavras 3 páginas
O Estudo da História da Psicologia

É acima de tudo, um grande paradoxo estudar História da Psicologia, pois é uma das ciências mais antigas, porque desde os primórdios o homem questiona as forças da natureza e suas conseqüências sobre a vida em geral, e sempre buscou respostas para sua origem, seu destino e sua finalidade e as primeiras respostas encontradas vieram na forma de mitos, assim a mais antiga, pois os mitos são a forma mais primitiva do homem manifestar-se social e culturalmente; e mais novas, pois é uma ciência recente, que ainda engatinha, pois foi fundada oficialmente enquanto tal por W.Wundt, em Leipzig, Alemanha, em 1873.
Hoje a distinção entre a Psicologia Moderna e seus estudos antecedentes, está no uso de métodos, abordagens e técnicas cientificamente aceitas pelas ciências formais/factuais, diferentemente dos estudos até fins do século XIX, onde a especulação, a intuição e a generalização eram essencialmente presentes, descaracterizando quaisquer possibilidades de repetição e consequentemente, comprovação de eventos, fatos e experiências.
Para estudarmos história é preciso levar em consideração alguns pontos: * A Relevância do Passado para o Presente: a) muito do que sabemos hoje em Psicologia vem de estudiosos da área de séculos atrás, sendo que muitas interrogações por eles elaboradas ainda continuam sem respostas; b) é ainda, a H. da Psicologia um eixo vital que vincula as diversas abordagens e lhes dão seu verdadeiro sentido no tempo e no espaço; c) a possibilidade de avaliar o progresso alcançado pela Psicologia em termos de métodos e técnicas. * Dados da História: os dados da história, não podem ser reconstruídos ou reproduzidos, o acontecimento perdeu-se de vista, então, como abordá-lo? Encontram-se à nossa disposição em forma de: fragmentos de eventos passados, descrições de testemunhas, cartas, diários, relatos oficiais... Quanto maior número de informações melhor a possibilidade de veracidade, já que alguns dados são

Relacionados