Psicopatologia Infantil

Páginas: 32 (7893 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013
SÉRIES COMPLEMENTARES através desse esquema, ele representa como vai ser o sintoma





Quando pensamos em saúde ou pato na infância, pensamos em desenvolvimento.que poderemos dizer se é um comportamento sadio ou pato. A psicologia do desenvolvimento está associada a psicologia infantil. E a psicopato decorre das diferenças q uma criança apresenta, o que é esperado p sua idade. Deve serconsiderado a idade da criança e a situação de vida. Os critérios para enquadrar um comportamento como normal ou pato são flexíveis porque a criança está se constituindo- as regressões fazem parte do desenvolvimento sadio, as estruturas psíquicas estão em formação.
Áreas a serem consideradas na avaliação da criança: Afetiva, conotativa, social, sexual, cognitiva, familiar, estudos
Funções aserem consideradas: sono, amamentação, desmame, alimentação, fala, esfíncteres. Deve-se avaliar se esse comportamento: é uma resposta sadia, adaptativa,se é uma variante,se já indica patologia. O desenvolvimento fisiológico,biológico, psicológico e social da criança não segue uma linha uniforme, cada uma delas há uma crise do crescimento. A criança sai do conhecido pra entrar no desconhecido.Regressões que estão dentro do normal e devem ser respeitadas. Uma criança que regride e se recusa a enfrentar um novo obstáculo é uma criança que não se sente pronta pra ir a diante. O melhor a fazer é aceitar o recuo. Todo o crescimento apresenta 2lados: o que a criança abandona eo que a cça conquista. Crescer é acumular os lucros das diferentes provas e dificuldades já superadas. Toda crise docrescimento comporta 3 movimentos: renunciar ao estado interior, conquistar o novo e armazenar o melhor do estado interior(observar o que ela consegue armazenar do estado interior).
NASCIMENTO
O que a criança abandona? O estado passivo da vida fetal – O que conquista? O estado ativo da vida ao ar livre – o que conservará sempre? O prazer de dormir e o desejo de está viva.
Desmame 3-6m
O que aabandona? O seio vivenciado como parte de si mesma, sucção para aprender o mundo. O que a cça conquista? Se nutrir de alimentos sólidos que são sentidas como coisas distintas de si, órgãos sonoros(balbucio) o que conservará sempre?o prazer de sugar.
Marcha e linguagem 1-3 anos
O que abandona? Locomoção pelo engatinhar, sentimento de indiferenciação entre si e os outros, o mundo fechado do pai-mãe.O que a cça conquista? A marcha que permite se aproximar e se afastar da mãe, suas 1°fases, poder de controlar seus esfíncteres e orgulho de dominar o corpo. Conserva pra sempre? O prazer de está em dupla
A 1° escolarização 2-5 anos
O que abandona? O ninho seguro da família, a ideia de que o pai e a mãe tem o mesmo sexo. O que conquista? As primeiras trocas fora da família, o sentido daamizade, reconhecimento que seu pai e sua mãe tem sexos opostos. O que conserva? O sentido da família.
Descoberta da vida interior 6-7 anos
O que abandona? A convicção de que os pais conhecem seus pensamentos, o impudor e inocência. O que conquista? A idade da razão e a cs da morte, descoberta da vida interior, primeiros segredos. O que conserva? A inocência e a vontade de dividir seus pensamentos eemoções.
1°amor fora da família 13-15 anos
O que abandona? O amor exclusivamente familiar. O que conquista? O amor de um parceiro escolhido fora da família. A descoberta da sexualidade. O que conserva? Apego aos pais.
ANGUSTIAS E CONFLITOS CONFORME A IDADE
Cada momento evolutivo apresenta conflitos e angustias especificas.
0-3 meses: trauma do nascimento. As angustias são sentidas comovivencia de desintegração. A organização do ego entra em luta, sendo responsáveis pelo estado de desorganização do ego.
Posição esquizo-paranoide: serve para organizar o ego. Contribui para formação do objeto bom. Prevalecem as angustias paranoides diante de percepções dolorosas. Originam uma divisão entre imagem do seio bom(alimenta) e seio mau (abandona). Vivencias de desorganização: agitação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicopatologia Infantil
  • psicopatologia infantil
  • Psicopatologia infantil
  • Psicopatologia infantil
  • PSICOPATOLOGIA INFANTIL
  • Aula 9 Psicopatologia Infantil
  • Resumo Manual de Psicopatologia Infantil Daniel Marcelli
  • PSICOPATOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!