psicomotricidade

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Psicomotricidade
A palavra psicomotricidade vem do termo grego psyché, alma, e do verbo latino moto, mover frequentemente. A psicomotricidade teve impulso no começo do século XX, na França, com osurgimento de várias linhas de pensamento biomédico, psicopedagógico e psicanalítico. (BARRETO, 2000).
Na década de 70, ouve uma “explosão” na área psicomotora por autores, europeus e brasileiros,onde as práticas se voltavam para reeducação e educação psicomotora.
Em 1980 é fundada a sociedade brasileira de psicomotricidade com apoio de Françoise Désobeau (Pres. Da Sociedade Internacional deTerapia Psicomotora), surgindo daí linhas originais desenvolvidas por brasileiros que se tornaram formações (cursos variados): Terapia Psicomotora, Psicomotricidade Sistêmica, Sociopsicomotricidade,Psicomotricidade Relacional, Psicomotricidade Relacional Somática, Transpsicomotricidade Educacional e Clinica entre outros.
O conceito de psicomotricidade está relacionado ao esquema corporal. A criançaencontra-se em melhores condições de desenvolver-se em seus aspectos motor, intelectual e sócio-emocional na faixa etária compreendida entre o nascimento e os oito anos de idade. Uma série deimplicações está envolvida no processo de estimulação e exploração dos movimentos corporais; a escrita, a fala e a leitura, entre outros, podem ser prejudicadas se não houver atenção e atividades voltadas àdimensão física e de movimento da criança. De acordo com Bueno (1998), após o período acima citado, “há um refinamento de suas capacidades básicas, refinamento esse possível apenas com a boaintegridade de suas condutas motoras, intelectuais e emocionais”.
- Os professores baseados nos dados citados a cima, são responsáveis por promover o desenvolvimento no sistema psicomotor da criança.Trabalhando as faixas etárias de acordo com os objetivos propostos. E englobando dentro desse trabalhado o sócio-emocional, motor, afetivo, estimulando o aluno, promovendo a inclusão, valorizando as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • PSICOMOTRICIDADE
  • psicomotricidade
  • psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!