Psicologia

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014




Teoria Psicossocial do Desenvolvimento


Na opinião de Erikson, a energia que orienta o desenvolvimento é psicossocial. Defende uma perspectiva psicodinâmica que valoriza a interaçãoentre o meio e a personalidade.
O desenvolvimento evolui em oito idades, oito estádios psicossociais. Os primeiros quatro estádios decorrem no período de bebé e da infância, e os últimos três durante aidade adulta e a velhice.
Erikson dá especial importância ao período da adolescência, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta.

Cada estágio contribui para aformação da personalidade total. Como cada criança tem um ritmo cronológico específico, não se deve atribuir uma duração exata a cada estádio.
O núcleo de cada estádio é uma crise básica, que existe não sódurante aquela idade específica, mas também nas posteriores a nível de consequências, tendo raízes prévias nas anteriores.
A formação da identidade inicia-se nos primeiros quatro estádios, e o sensodesta negociado na adolescência evolui e influencia os últimos três estágios.




Autonomia versus Vergonha e Dúvida

Se a segunda é um período de auto-expressão e de autônima, também e ummomento de vergonha e dúvida. A media que as crianças expressam pela teimosia seu modo anal-uretro-muscular, provavelmente encontrarão uma cultura que tentará inibir em parte sua auto-expressão. Os paispodem envergonha seu filhos ao repreendê-los por evacuarem em suas roupas ou por fazerem bagunça com sua comida. Podem também incitar dúvida ao questionar a habilidade de seus filhos para atingir seuspadrões. O conflito entre a autonomia e a vergonha e a dúvida torna-se a maior crise psicossocial da segunda infância.
Na teoria, as crianças deveriam desenvolver uma proporção ideal entre aautonomia e a vergonha e dúvida, essa proporção deve favorecer a autonomia , a qualidade sintônica da segunda infância. As crianças que desenvolvem pouca autonomia terão dificuldades nos estágios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!