Portifolio

Páginas: 7 (1610 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


Questão 1
Nota: 0,60
“A verdade é que o mundo mudou. E é neste novo mundo que o desempregado precisa descobrir caminhos em meio aos novos fatores econômicos, tecnológicos e políticos. Hoje em dia se exige um operário [...] polivalente, existe um modelo novo a seguir. As novas relações de trabalho pressupõem não mais apenas patrão e empregado, mas contratantes e fornecedores de serviços.”(in: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Mutações do trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 1999)
O texto acima trata das transformações no mundo do trabalho ocorridas nas últimas décadas. Entre essas transformações, pode-se citar:
 
 
 




 
a) a diminuição da contratação de firmas terceirizadas.
 

 
b) a contratação de trabalhadores com menos escolaridade.
 
 
 

 c) a exigência de maior qualificação dos trabalhadores.
 
 
 

 
d) o aumento da especialização das funções dentro das empresas.
 
 

 
e) requalificação da mão de obra.
 
 


Questão 2
Nota: 0,60
 
Leia o trecho:
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada asua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitosdestrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003.
 
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho: 
 
 




 
cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
 
 
 

 
 defende um outro tipo deglobalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
 
 

 
c) recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
 
 

 
d)utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
 
 

 
e) é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suasrespectivas centrais sindicais.
 
 


Questão 3
Nota: 0,60
Analise o emprego correto da crase nas frases abaixo:




 
À partir de amanhã, não haverá aulas.
 
 

 
Andou à cavalo.
 
 

 
Fomos à feira
 
 

 
Estava cara à  cara com o bandido.
 
 

 
Pedimos um bife a milanesa.
 
 


Questão 4
Nota: 0,60
Assinale a frase que segue as regras da norma culta dalíngua:




 
 
 
O menino andava por aqui, mas caminhava lento, desanimado, seus sonhos não viravam realidade, por quê? Sonhava pouco, fraco, não era como as outras crianças esperançosas.
 
 
 
 
 
 

 
 
O menino andava por aqui, mais caminhava lento, desanimado, seus sonhos não viravam realidade, por quê? Sonhava pouco, fraco. Ele não era como as outras crianças esperançosas.
  
 

 
O menino andava por aqui, mas caminhava lento, desanimado, seus sonhos não viravam realidade, por que? Sonhava pouco, fraco. Ele não era como as outras crianças esperançosas.
 
 

 
O menino andava por aqui, mas caminhava lento, desanimado, seus sonhos não viravam realidade, porquê? Sonhava pouco, fraco. Ele não era como as outras crianças esperançosas.
 
 

 
 
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!