PSICOLOGIA

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Chamem a atenção de seus alunos para o fato de que, apesar dos jesuítas terem se posicionado em favor dos índios, defendendo-os de mercadores de escravos e daqueles que desejavam suas terras, háoutro pormenor a respeito da ação dos religiosos da ordem de Inácio de Loyola:- O que eles fizeram com a cultura indígena?
“A Missão” narra à história do padre Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta de bomcoração que luta para defender os interesses indígenas ao lado de Fielding, e ao mesmo tempo tenta convertê-los para o cristianismo, no final do século XVIII. Gabriel passa a enfrentar problemas com omercenário mercador de escravos Rodrigo Mendoza, mas vê a oportunidade de guiá-lo em sua redenção quando, após matar o próprio irmão Felipe num duelo pelo amor da jovem Carlotta, Rodrigo sequerconsegue continuar vivendo. Decidido a se regenerar, e como forma de pagar penitencia pelo peso de seu passado, o mercenário se torna padre e parte para viver na missão jesuíta, junto aos índios queperseguia. Os problemas começam quando os interesses econômicos na região entram em conflito com a missão jesuíta.

Embora tivessem como objetivo a difusão da fé e a conversão dos nativos, as missõesacabaram como mais um instrumento do colonialismo, onde em troca do apoio político da Igreja, o Estado se responsabilizava pelo envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além daproteção aos cristãos, o que é conhecido como regime de padroado. Na análise de Darcy Ribeiro em As Américas e a civilização, as missões caracterizaram-se como a tentativa mais bem sucedida da IgrejaCatólica para cristianizar e assegurar um refúgio às populações indígenas, ameaçadas de absorção ou escravização pelos diversos núcleos de descendentes de povoadores europeus, para organizá-las em novasbases, capazes de garantir sua subsistência e seu progresso. Darcy também cunha a expressão Império mercantil salvacionista, para marcar a ideia de que as possessões ibéricas no Novo Mundo se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!