FRENAGEM ABS

Páginas: 5 (1160 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
SLIDE 4

QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA ABS DOS VEÍCULOS?
O ABS é um sistema eletrônico que monitora e gerencia o sistema de freio do veículo, evitando que as rodas travem durante um acionamento brusco do freio ou em solo escorregadio. Há diferentes sistemas, com diferentes estratégias de funcionamento. Sistemas que atuam nas 4 rodas ou apenas nas rodas traseiras, aplicado em alguns utilitários .Independente da estratégia. O sistema busca evitar o travamento contínuo das rodas, fazendo com que ocorra na maior parte do tempo atrito dinâmico, (sem o arrasto das rodas) que é mais eficiente e evita danificar os pneus . O travamento das rodas (atrito estático) além de aumentar a distância de frenagem e desgaste do pneu, promovem a perda do controle do veículo, pois o travamento das rodadianteiras provoca a perda da dirigibilidade, e o travamento das rodas traseiras perda da estabilidade. Independente se há o travamento das rodas dianteiras ou traseiras, o condutor perde o controle do veículo. Ou seja o ABS (Anti-lock braking system) proporciona maior controle do veículo durante o acionamento dos freios independente da intensidade ou pista.

SLIDE 5
E porque as rodas não travam?Isso ocorre porque as rodas possuem leitores óticos que enviam um sinal elétrico ao módulo de comando do sistema sempre que detecta a iminência do travamento de uma roda. A partir daí, esse módulo central determina que o freio seja liberado seletivamente, fazendo com que a roda volte a girar. A atuação ocorre em fração de segundos e só é sentida pelo condutor porque pode produzir uma leve vibraçãodo pedal.


SLIDE 9

O ABS requer manutenção periódica?
NÃO. O ABS é dimensionado para toda a vida útil do veículo, não necessitando de manutenção específica. Somente o sistema básico de freios (fluido, discos, pastilhas etc.) precisam de manutenção conforme recomendação do fabricante do veículo.
SLIDE 1



SLIDE 3

FREIOS: A DIFERENÇA ENTRE OS SISTEMAS HIDRÁULICO E ELETRÔNICOSLIDE 8


ABS é mais eficiente e seguro, mas modelo a disco tem custo de manutenção mais baixo
Os dois principais sistemas de frenagem em veículos são o freio a disco e o ABS. Ambos funcionam a partir de pastilhas, que se aproximam e travam o disco da roda, impedindo-a de girar e, consequentemente, fazendo o automóvel parar. A diferença entre os dois sistemas está no controle do bombeamento dofluido que coordena as pastilhas. 
O freio a disco funciona a partir de um sistema hidráulico, que leva ao travamento completo das rodas. O resultado é que o carro segue "arrastado" pela inércia, até parar totalmente. Já ABS impede o travamento total das rodas (parando e soltando o veículo) - por isso o nome, que na sigla em inglês significa sistema de frenagem anti-travamento.
 
 

Use o ABScorretamente
Instrutor de pilotagem explica que trepidação do pedal é normal e que motorista deve continuar pisando até a parada do veículo
Dicas de mecânica
Saiba as diferenças na hora de frear um carro com ABS ou freio comum
- com ABS, o pedal do freio deve ser pisado até o fim, e é preciso mantê-lo acionado durante todo o percurso da frenagem. A maioria das pessoas tende a "aliviar o pé" nomeio do caminho, pois imagina que as rodas vão travar - o que aconteceria com freios comuns -, mas esse risco não existe no ABS 

- em pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Automotivos (Cesvi), em 2007, mostrou que, com freio comum, a 70 quilômetros por hora, apenas 21% dos motoristas consegue desviar de um obstáculo, enquanto com o ABS o percentual sobe 81%. Além disso, o sistemaantibloqueio faz com que o tempo de parada do carro seja menor.
Confira a íntegra da matéria com as dicas sobre as diferenças entre frear um carro com ABS e um carro freio hidáulico
O tempo de resposta do ABS é maior ou menor?
O professor de engenharia mecânica da Unisinos Nederson da Silva Koehler explica que na realidade isso é uma impressão do usuário. "Você aperta o pedal mas como a frenagem não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • frenagem
  • Frenagem
  • Frenagem
  • Ab
  • ab
  • Exercícios Frenagem
  • Relatorio de frenagem
  • Frenagem veículos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!