Psicologia e trabalho

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 1 de março de 2011
O campo neo-institucionalista: a visão da sociologia francesa das organizações:
- Em uma tentativa de complementar o conceito de competência associado ao de qualificação, a escola francesa entendea preocupação única com a definição de conjuntos (conhecimentos, habilidades, atitudes) para as relações possíveis entre o saber e o saber agir. O saber fazer sempre foi valorizado no mundo dotrabalho, o que mudou foi à abrangência das expectativas e a definição de espaços ocupacionais dinâmicos e amplos.
Não é mais suficiente e único atender a requisitos formais específicos nos cargos. Ostrabalhadores são valorizados pelo quanto são capazes de entregar, se acumulam suas habilidades inteligentemente para fazer frente e resolver inúmeros problemas e soluções de trabalho. O ator estáconfrontando com um sistema de ação que lhe é imposto, mas que lhe deixa margem de manobra.
Abordagem anglo-saxônica das organizações:
- A escola anglo-saxônica, composta de psicólogos e administradoresdefinem competência como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, responsável pelo desempenho superior. Dessa forma, o fato de certa pessoa possuir determinado conjunto de conhecimento,habilidades e atitudes, desejados por uma organização, seriam requisitos de que tal pessoa teria um desempenho superior aos demais.
Com isso, o parâmetro para o conceito de competência decorre da tarefae das atribuições de um determinado cargo. A cada posição na organização requer uma qualificação para o cumprimento das atribuições.
Diferença entre elas:
- A anglo-saxônica admite seu conceito apartir da acumulação de conhecimento, habilidades e aspectos da formação educacional e profissional.
- A abordagem francesa analisa o conceito de competência a partir da observação dos conhecimentos,habilidades e atitudes em ambientes variados.
Atualmente, os autores procuram pensar a competência como o somatório dessas duas escolas, ou seja, de que maneira ocorre a entrega e quais as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho acadêmico
  • trabalho de psicologia
  • Trabalho de Psicologia
  • Psicologia do trabalho
  • Psicologia do trabalho
  • Trabalho de psicologia
  • PSICOLOGIA DO TRABALHO
  • psicologia do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!