Psicologia - Transtorno psiquiatrico complartilhado

792 palavras 4 páginas
Relato de Caso:

Trata-se de MSJ, 52 anos, leucoderma, casada, do lar, escolaridade de 4a série primária, oito filhos.
Foi internada em um hospital psiquiátrico em fevereiro de 1999, durante um mês, com quadro clínico compatível com mania com sintomas psicóticos (2). Tais sintomas psicóticos consistiam, basicamente, na crença delirante de sua própria santificação e de que estaria “grávida de Jesus”. Foi tratada com carbamazepina (800mg/dia), havendo remissão rápida e completa de toda a sintomatologia aguda. Abandonou a medicação por conta própria durante o acompanhamento ambulatorial. Há quatro meses não apresenta nenhuma sintomatologia psiquiátrica, mantendo, no entanto, certos traços de personalidade que, possivelmente, permitiram o desenvolvimento da idéia delirante central.
Por outro lado, quase simultaneamente, sua filha, CAS, 31 anos, leucoderma, casada, tecelã, escolaridade de 1º grau completo, sem filhos, foi atendida no Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG dois dias após a internação da mãe, em caráter de urgência, a pedido de seus familiares.
Apresentava, igualmente, um quadro maniforme acompanhado de sintomas psicóticos com tema delirante místico similar ao de sua genitora. A evolução clínica de seu quadro revelou-se bastante resistente ao tratamento efetuado, caso comparada à de sua mãe, necessitando de terapêutica combinada de neurolépticos (fenotiazínico e butirofenônico) associados a um estabilizador de humor (carbamazepina). Houve remissão completa da sintomatologia após dois meses de tratamento e, atualmente, mantém-se assintomática com 600 mg/dia de carbamazepina.
À entrevista familiar, constatou-se que o delírio de MJS iniciou-se após período no qual prestou assistência intensiva à filha em domicílio. Os familiares relataram que ambas tornaram-se igualmente hostis a qualquer abordagem, trancaram-se juntas em um quarto da casa para a realização de seus “partos”e apresentaram um delírio místico semelhante, o que culminou

Relacionados