Psicologia teoria psicanalitica

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
 A psicanálise surgiu no fim do século 19 para o inicio do século 20, por neurologista, Freud (1856-1939), cujo se interessou por mecanismos psicológicos e assim foi desenvolvendo pouco a pouco a técnica conhecida como psicanálise. Esta por sua vez trata tanto um método de investigação do inconsciente quanto uma teoria sobre o funcionamento psíquico, pois consiste de teorias queajudavam a explicar parte da tensão própria do ensino-aprendizagem.

Freud dizia que o homem não era movido pela razão, por determinações lógicas, dizia sim que o homem não era transparente a sua própria consciência e grande parte da sua vida mental ocorre a respeito das suas intenções racionais, mas aqueles que são decisivos, que são determinantes na sua vida, na maioria das vezes são expressõesdaquilo que ele deseja, tem fantasia, mas que não necessariamente passe pela mediação, nem da consciência nem da razão. Assim para a Psicanálise o saber é da ordem de uma elaboração pessoal, de algo a ser estabelecido e tecido pelo sujeito e cada pessoa é movida por uma energia psíquica, energia essa que provém às pulsações inatas, sexual e a de morte. A situação de não poder dar vazão a essa energiagera no indivíduo um estado de tensão interna que necessita ser resolvido. Estas por sua vez são resolvidas e aceita socialmente pelos mecanismos de defesa como a repressão que é o processo pelo qual se afastam da consciência conflitos e frustrações demasiadamente dolorosas para serem experimentados ou lembrados, reprimindo-os e recalcando-os para o inconsciente; o que é desagradável é, assim,esquecido, a projeção que consiste em atribuir a outros as ideias e tendências que o sujeito não pode admitir como suas, a regressão cuja função é em a pessoa retornar a comportamentos imaturos, característicos de fase de desenvolvimento que a pessoa já passou, fixação que é um congelamento no desenvolvimento, que é impedido de continuar. Uma parte da líbido permanece ligada a um determinado estágiodo desenvolvimento e não permite que a criança passe completamente para o próximo estádio. A fixação está relacionada com a regressão, uma vez que a probabilidade de uma regressão a um determinado estádio do desenvolvimento aumenta se a pessoa desenvolveu uma fixação nesse estádio, o deslocamento que é o processo pelo qual agressões ou outros impulsos indesejáveis, não podendo ser direcionadosà(s) pessoa(s) a que se referem, são direcionadas a terceiros, a identificação cujo processo pelo qual um indivíduo assume uma característica de outro, uma forma especial de identificação é a identificação com o agressor, e a sublimação que consiste na satisfação de um impulso inaceitável através de um comportamento socialmente aceito, ajudando a defender o ego. E este especial este ultima, pois nosajudam a compreender o ensino e o aprendizado.

Ainda é importante destacar as fases do desenvolvimento psicossexual, a oral, primeira fase do desenvolvimento é a fase oral, que se estende desde o nascimento até aproximadamente um ano de vida. Nessa fase a criança vivencia prazer e dor através da satisfação (ou frustração) de pulsões orais, ou seja, pela boca. Essa satisfação se dá independenteda satisfação da fome. A fase anal que vai aproximadamente do primeiro ao terceiro ano de vida. É essa fase a satisfação das pulsões se dirige ao ânus, ao controle da tensão intestinal. Nessa fase a criança tem de aprender a controlar sua defecação e, dessa forma, deve aprender a lidar com a frustração do desejo de satisfazer suas necessidades imediatamente.

A fase fálica, cuja vai dos trêsaos cinco anos de vida, se caracteriza segundo Freud pela importância da presença (ou, nas meninas, da ausência) do falo ou pênis; nessa fase prazer e desprazer estão, assim, centrados na região genital. As dificuldades dessa fase estão ligadas ao direcionamento da pulsão sexual ou libidinosa ao genitor do sexo oposto e aos problemas resultantes. A resolução desse conflito está relacionada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Psicanalítica
  • Teoria Psicanalítica
  • Teoria psicanalitica
  • A teoria psicanalitica
  • Teoria Psicanalítica
  • Teoria psicanalítica
  • Teoria Psicanalitica
  • Teorias Psicanalíticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!