Psicologia na Assist ncia Social e Psicologia Comunit ria

574 palavras 3 páginas
Psicologia na Assistência Social e Psicologia Comunitária
Identificar o fenômeno psicológico envolvido: (ctrl-c/ctrl-v)
A vulnerabilidade social materializa-se nas situações que desencadeiam ou podem desencadear processos de exclusão social de famílias e indivíduos que vivenciem contexto de pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso a serviços públicos) e/ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras...
É preciso considerar o sujeito em sua relação com a sociedade e pensar sobre as influências que esta tem em cada individuo e/ou grupos, considerando assim sua constituição histórica.
Implicações éticas (limites e desafios) da prática apresentada: (resumo com partes do texto e partes minhas)
Um dos desafios é sobre o sigilo. Uma vez que os psicólogos se preocupam com esta questão e procuram garanti-lo. Porém devido aos lugares precários onde ficam guardados os prontuários de atendimento e as salas de atendimento onde muitas vezes é possível ouvir do lado de fora o que se passa dentro dela. Outra preocupação trata sobre à divulgação de informações em reuniões de estudo de caso ou em relatórios enviados ao Judiciário ou Conselhos Tutelares.
A assistência social encontra também dificuldades em se tornar uma política pública e para superar algumas características históricas como a lentidão na sua regulamentação, além disso os serviços e programas atingem somente entre 15% e 25% da população que deveria ter acesso e a manutenção e reforço da característica filantrópica, com grande presença de instituições privadas na direção de inúmeros serviços.
Como se não bastasse há ainda a falta de profissionais, supervisão, formação especializada e a dificuldade de montar uma rede de referência capaz de fornecer maiores possibilidades de atendimento as famílias de forma integral.
Como se dá a prática e principais grupos atendidos: (resumo com partes do

Relacionados

  • estilo de vida
    3236 palavras | 13 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • UM ESTUDO DE GÊNERO EM PROCESSOS DE HOMICÍDIOS DE MULHERES COM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
    28969 palavras | 116 páginas