PSICOLOGIA JURIDDICA

471 palavras 2 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD) Unidade de Aprendizagem: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. No gerenciamento de uma crise, a figura do negociador é fundamental. Quem deve ser essa pessoa e qual seu perfil? Uma pessoa só basta? Justifique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)

2. Durante uma crise envolvendo reféns, um negociador realizou diversas ações, descritas a seguir. Considerando as regras de negociação, expostas em nosso material didático, identifique os procedimentos executados pelo profissional, que não estão de acordo com a doutrina de negociação. Em seguida, explique como, em cada caso, o negociador deveria agir. (3,5 pontos)

Quando dois marginais estavam saindo de uma casa onde haviam assaltado um casal de idosos, depararam-se com a polícia, que havia sido chamada pelos vizinhos, quando verificaram que algo de errado acontecia.

Assim que os meliantes, muitos nervosos, voltaram para a casa, o negociador designado foi até a porta da frente e, aos gritos, sem se identificar como tal, exigiu que soltassem o que chamou de “reféns”. Como um dos bandidos ameaçou disparar contra a cabeça do homem, o negociador recuou até a linha onde estavam os demais policiais.
Em certa ocasião, o filho do casal chegou ao Comandante da Cena de Ação e propôs que ele fosse trocado por seu pai, que sofria do coração, sendo que o negociador levou esta proposta aos marginais, que a recusaram. Diante da negativa, sugeriu que ele mesmo poderia ficar no lugar do homem doente, o que também não foi aceito.

Depois de quatro horas de negociação, a pedido dos marginais,

Relacionados