Psicologia educacional

Páginas: 8 (1774 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Teorias de Aprendizagem:
v O Behaviorismo e aprendizagem como aquisição de respostas.
A ideia principal da abordagem behaviorista é que a aprendizagem é manifestada através de mudanças de comportamento, sendo determinada pelos elementos do ambiente na qual o sujeito se insere. (MOREIRA; 2001)
Segundo MOREIRA (2001: 23), o significado da aprendizagem para as diversas teorias depende dospressupostos que fundamentam seus paradigmas, bem como das suposições referentes à sua natureza e função. Para esse autor, a compreensão de tais pressupostos pode levar ao entendimento das diversas vertentes de pesquisa na área. Para tanto, ele identificou três paradigmas distintos na área da educação e aprendizagem: o radicalismo ocidental, o paradigma interpretativo e o paradigma emancipatório.
Noprimeiro, a realidade existe independentemente das representações mentais ou linguísticas no mundo. Sob este paradigma entende-se que o conhecimento é objectivo e não depende nem deriva de actividades subjectivas; sua lógica e a racionalidade são formais e de causa-efeito (, 1996)
Os estudos de Lev Vygotsky[->0] (1896-1934) postulam uma dialéctica[->1] das interacções com o outro e com o meio,como desencadeado do desenvolvimento sociocognitivo. Para Vygotsky e seus colaboradores, o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem[->2]. Eles acreditam que a estrutura dos estágios descrita por Piaget seja correta, porém diferem na concepção de sua dinâmica evolutiva. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, para Vygotsky é o próprio processo deaprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores. (MOREIRA; 2001)
v Zona de desenvolvimento proximal
Um ponto central da teoria de Vygotsky é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal[->3] (ZDP), que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Em outras palavras, a ZDP é a distância existente entre oque o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender. Seria neste campo que a educação atuaria, estimulando a aquisição do potencial, partindo do conhecimento da ZDP do aprendiz, para assim intervir. O conhecimento potencial, ao ser alcançado, passa a ser o conhecimento real e a ZDP redefinida a partir do que seria o novo potencial.
v Interaccionismo e desenvolvimento
Nessaconcepção, as interacções têm um papel crucial e determinante. Para definir o conhecimento real, Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho, e o potencial que ele consegue fazer com ajuda de outro sujeito. Assim, determina-se a ZDP e o nível de riqueza e diversidade das interacções determinará o potencial atingido. Quanto mais ricas as interacções, maior e mais sofisticadoserá o desenvolvimento. (FRIEDMAN; 2004)
No campo da educação a interacção, que é um dos conceitos fundamentais da teoria de Vygotsky, encaixa-se na concepção de escola que se pretende efectivar no sistema brasileiro[->4] de ensino. E neste caso, o professor e o aluno passam a ter um papel essencial no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma é possível desenvolver tanto os conceitos deZDP quanto a relação existente entre pensamento, linguagem e intervenção no âmbito da escola, possibilitando assim um maior nível de aprendizagem.
Conectivismo
Discute-se actualmente se o conectivismo[->5] constitui-se em uma nova teoria - a de aprendizagem em rede[->6] -, como defendido por George Siemens[->7] e Stephen Downes[->8]. Esses autores consideram-na como uma nova "teoria deaprendizagem para a era digital", utilizando-a para explicar o efeito que as novas tecnologias de informação e comunicação[->9] tem sobre a forma como as pessoas se comunicam e como aprendem.
v Diferentes correntes do behaviuorismo
- Behaviorismo Clássico
O Behaviorismo Clássico partia do princípio de que o comportamento era modelado pelo paradigma pavloviano de estímulo e resposta conhecido como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • psicologia educacional
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!