psicologia do desenvolvimento

Páginas: 20 (4989 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
UNIDADE 1

1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais idéias.
- Sócrates: Estudava o limite que separa os homens dos animais, falava que a principal característica humana era a razão, que permitia ao homem se sobrepor aos instintos, que seria a base da irracionalidade.
- Platão: Seguidorde Sócrates definiu a cabeça, onde se encontra a alma do homem, concebia a alma separada do corpo, quando alguém morria o corpo desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
- Aristóteles: Seguidor de Platão e um dos mais importantes pensadores da história da filosofia. Falava que a alma e o corpo não se separavam, para ele a psicologia seria o principio ativo da vida e falou queo homem tinha alma racional, que tem a função pensante.
- Santo Agostinho: Sentia a necessidade de resgatar a paz, de pregar o amor e a caridade, na busca da salvação da humanidade. Inspira-se em Platão, adaptando suas idéias aos dogmas da fé, defende que a marca original do homem é sua tendência para o pecado original, estabelecia a distinção entre o corpo e a alma, por ser imortal e umelemento que liga o homem a Deus. Para Agostinho, o homem, no seu caminho ao encontro com Deus, deveria se livrar de coisas mundanas e carnais.
- Tomas de Aquino: Se inspirou em Aristóteles, entre a essência e a existência, em termos de igualdade, Aquino admitia a possibilidade da busca pelo conhecimento, por meio dos sentidos, além das verdades da fé.
- René Descartes: Falava da separação entre mentee corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante e que o corpo sem espírito é uma máquina.
- Hegel: Demonstra a importância da história para sua compreensão do homem.
- Fechiner Weber: Estabelece a relação entre estimulo e sensação.
- Wihen Wundt: Cria na Alemanha, na universidade de Leipizing, o primeiro laboratório de pesquisa na área da Psicofisiologia.Por isto ele é considerado o pai da psicologia moderna ou cientifica.

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre este período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para educação.
- A crise que assolou a Europa Ocidental, nos séculos XIV e XV, vem acompanhado deum espírito de modernidade que começou a rondar a cabeça do homem Europeu, gerando forte modificações políticas, econômicas, sociais e religiosos no sistema vigente que era o Feudal.
No plano político os senhores Feudais encontraram como um meio de resolverem todos os seus problemas, que perduraram por muitos anos, a unificação do poder em grandes regiões, formando-se desse modo, os EstadosNacionais, como Portugal, França e Espanha. O interesse a burguesia em organizar um sistema político, mais coerente com suas necessidades de expansão do comércio acaba por auxiliar a formação dessa nova estrutura política econômica. A partir de então, volta a ter prestigio junto a população Européia Ocidental a figura do Rei.
No plano intelectual a ordem do mundo, tanto da natureza, quanto dasociedade, já não parece tão clara, movidos pela curiosidade, o homem começa a investigar e observar os fenômenos da natureza, através da teoria humanista, a figura do homem passa a ocupar um papel de destaque na nova concepção do mundo.
No plano religioso, todo essa conjuntura leva também a surgimento de críticas fortes a igreja católica, padres, aos abusos econômicos dos tributos cobrados por ela.Criticas estas que já tinham sido feitas em períodos anteriores e que naquele momento não encontravam terrenos férteis, para se expressar, como no século XIV e XV.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivas (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leonitev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.
- Na década de 70, a teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A psicologia do desenvolvimento
  • Psicologia do desenvolvimento
  • psicologia do desenvolvimento
  • psicologia do desenvolvimento
  • psicologia do desenvolvimento
  • Psicologia do desenvolvimento
  • Psicologia do desenvolvimento
  • Psicologia Do Desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!