Psicologia da Educação (resumo)

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014
Bloco II- Psicologia da Educação: Estudo da prática pedagógica em face da aprendizagem humana
Tema III- Uma visão psicológica da aprendizagem humana e suas diferentes concepções teóricas
Capítulo VI - Panorama Teórico da Psicologia da Aprendizagem
Múltiplas e variadas são as teorias psicológicas que se encarregam de explicar os fenômenos e o processo de aprendizagem, em psicologia sempreexistem várias teorias para explicar uma questão de estudo. Por esse motivo é que buscando conhecer e explicar a aprendizagem várias teorias foram elaboradas por seus estudiosos ao longo do tempo e todas elas representam o ponto de vista de seu ator, a orientação de suas pesquisas e estudos, como também a delimitação de seu objeto de estudo. A aprendizagem é um processo de mudança de comportamentoobtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
6.2-Teorias da Psicologia da Aprendizagem
As teorias da aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré existente e o novo conhecimento. É sim umaconstrução de conhecimentos e não seria apenas inteligência.
Inatismo: Acreditando que o homem já nasce pronto este, por sua vez, é concebido como um se ativo com capacidades e qualidades básicas que são personalidade, valores, hábitos ,crenças,forma de pensar e etc...
Ambientalismo ou Empirismo:O homem é visto como uma tábula rasa que vai acumulando conhecimentos a partir das sensações e dasexperiências que lhe ocorrem.A aprendizagem, assim é concebida como um processo de experiência e também como o resultado da experiência vivida pelo sujeito em seu contato com o meio.
Interacionismo: Para os interacionistas na infância os homens iniciam o desenvolvimento cognitivo procurando sempre compreender aquilo que vivenciam e explicar aquilo que para eles é estranho construindo hipóteses quepareçam possíveis.
As teorias cognitivas: O cognitivismo no campo da educação preocupou se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações no plano da cognição.
Teorias Gestalt Clássica: A Gestalt afirma não se pode ter conhecimento do todo através das partes e sim das partes através do todo.Um dos objetivos principais da percepção é obter uma fixaçãoprecisa do mundo, assim uns podem perceber a figura, outros o fundo.
Teorias cognitivas de Piaget: Estudou o desenvolvimento humano e relacionou a aprendizagem, utilizando se das estruturas cognitivas. A aprendizagem constrói se em processos de troca, por isso sua teoria é chamada construtivista. Alguns conceitos importantes para entedermos a teoria do desenvolvimento de Piaget.Hereditariedade:refere se a carga genética, institui o potencial do indivíduo que pode ou não desenvolver se.
Organização:Tendência natural e inata do ser humano de organizar seus processos de pensamento em estruturas psicológicas.
Esquema: Este conceito é considerado complexo. Refere a uma unidade estrutural básica mental,de pensamento ou de ação.

Teorias de Vygotsky:A aprendizagem é um dos principais motoresdo desenvolvimento, defende um papel mais atuante para o professor no processo de ensino aprendizagem porque a aprendizagem estimula o desenvolvimento.
Teoria de Ausubel: Ocorre a aprendizagem quando a nova informação ancorar se em conceitos ou preposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz.
Behaviorismo: É uma doutrina que entende a psicologia como ciência docomportamento e não da mente.Nessa perpesctiva o comportamento é explicado sem referência a eventos mentais, pois estes podem ser traduzidos em conceitos comportamentais.O Behaviorismo preconiza a existência de duas categorias de comportamento humano:comportamento reflexo e comportamento operante.
Aspectos do desenvolvimento cognitivo
Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo é um processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Livro Psicologia na Educação
  • Resumo- Psicologia da educação
  • Resumo Psicologia da Educação
  • Psicologia da Educação resumo
  • Resumo psicologia da educação
  • resumo educação e trabalho psicologia institucional
  • Resumo
  • Resumo Psicologia, Educação e a Sociedade Contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!