Psicologia Comportamental

Páginas: 4 (864 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
TORNANDO-SE UM CHOQUE
PUNIÇÃO TEM EFEITOS COLATERAIS
1. O que são efeitos colaterais da punição?
R: Efeitos colaterais são conseqüências não esperadas provenientes de punição. Pode-se citarcomo efeito colateral, medo, raiva, agressão entre outros.
2. Como devem ser considerados os chamados efeitos colaterais da punição?
R: Devem ser chamados de efeitos principais; efeitos reais;efeitos primários. Uma vez que qualquer tipo de coerção pode causar alguma conseqüência não esperada.
DE MAL A PIOR: COMO NOVOS PUNIDORES SÃO CONSTRUÍDOS
3. Punidores naturais
R: Os punidores naturaissão construídos quando é produzida uma conseqüência que ameaça a vida. Ou seja, são construídos quando necessitamos de um certo “limite”. Exemplo: Uma criança aprende que se colocar a mão no fogo irá sequeimar.
4. Punidores condicionados
R: São estímulos eventualmente neutros que se transformam em punidores condicionados a partir do momento que aumenta a probabilidade de causar um efeitocolateral.
5. Controle exercido pelo ambiente físico e social presente quando uma pessoa produz reforçadores e punidores.
R: No laboratório vimos o alimento funcionando como um reforçador, mantendo nossosujeito diligentemente pressionando a barra pelo seu pão de cada dia. Também vimos breves choques elétricos funcionando como punidores, colocando um fim, pelo menos temporariamente, as preocupações dosujeito com a barra. Mas, apenas no laboratório um sujeito produz reforçadores ou punidores independentemente de outras características do ambiente. Na natureza a busca de alimento por um animal nemsempre é bem-sucedida. “O pássaro madrugador pega a minhoca” descreve uma condição na qual uma contingencia de reforçamento mantém-se verdadeira. Poucas de nossas ações produzem seus reforçadorescaracterísticos em todas as circunstancias. O relógio nos diz se é provável que o jantar esteja pronto se formos pra casa naquele momento: um sinal na porta nos informa se empurrando-a ou puxando-a ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!