Psicologia comportamental

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
O que é Psicologia comportamental ou behaviorismo

O termo behaviorismo vem do inglês behavior, comportamento. Em português, podemos dizer tanto behaviorismo como comportamentalismo.

Ocomportamentalismo define a psicologia como a ciência que estuda o comportamento. Autores como Pavlov, Watson e B. F Skinner deram grandes contribuições para o desenvolvimento desta abordagem da psicologia.Pavlov e o Condicionamento Respondente

Pavlov estudava o comportamento animal. Em seu laboratório de pesquisa, ele criou um experimento que o tornou mundialmente famoso: Toda vez que ele dava comidaao cão ele tocava uma sineta. Depois de certo tempo, apenas tocando a sineta, o cão salivava.

Ou seja, ele provou o condicionamento respondente, quando um determinado estímulo é “ligado” a outroestímulo que não tem, necessariamente relação. Em outras palavras, a visão do alimento é um estímulo que está condicionado pela biologia, pela genética. Um estímulo como o som de uma sineta não temrelação direta com a salivação.

Porém, ao apresentar por diversas vezes os dois estímulos pareados, unidos, o cachorro fica condicionado para salivar apenas ouvindo o som (que é um estímulo que nãopossui relação necessária com a alimentação).

O Condicionamento respondente é importante porque explica a causa de certas fobias em humanos. Por exemplo, ao falar em público, uma pessoa é criticada ea crítica elicia uma resposta no organismo que é desagradável. O estímulo desagradável é ligado ao comportamento de falar em público e, nas próximas vezes que se fizer necessário, a pessoa sentirá oestímulo desagradável ao ter que falar em público.
Skinner e o Condicionamento Operante

Skinner aprofundou as pesquisas da área, inaugurando o que chamou de behaviorismo radical. Fazendo usotambém de experimentos com animais, ele desenvolveu o conceito de condionamento operante.

A grosso modo, podemos resumir este conceito da seguinte forma: o comportamento tem probabilidade de acontecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
  • Psicologia Comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!