psicologia carceraria

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Este trabalho foi desenvolvido no Complexo Penal Dr. João Chaves (presídio feminino), com o objetivo de conhecer uma área emergente dentro da psicologia jurídica, “a carcerária”, estando esta voltadapara o estudo da criminalidade e subjetividade no sistema prisional, que devido o alto índice de violência no Brasil, gerou o aumento da população penitenciária, e como consequência, uma crescenteárea de atuação do psicólogo carcerário. Em contrapartida, verificamos que há de certa forma um número reduzido de profissionais atendendo a esta demanda em todo o país, em especial em Natal (RN), ondefoi realizada a pesquisa.
Para o levantamento de dados foram utilizados como método, a entrevista estruturada e a observação in loco. Na entrevista foram abordadas questões relacionadas ao modo detrabalho do psicólogo, quais os principais problemas enfrentados por ele no desempenho de sua função e quais suas perspectivas para com o trabalho realizado junto às apenadas.
De posse da autorizaçãoda Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), entramos em contato com a psicóloga e agendamos nosso primeiro encontro onde na ocasião foi feita a entrevista em seu local de atuação, com opropósito de coletar através de questionário, dados pessoais, acadêmicos, profissionais, além de observação in loco.
Em nosso segundo encontro, foi possível perceber um cenário caótico e precário dosistema prisional no Rio Grande do Norte, no tocante à falta de apoio de profissionais especializados de outras áreas da saúde como médicos, enfermeiros, odontologista, nutricionistas entre outros,que possam atuar de forma multidisciplinar. Muitas vezes, esta insuficiência de profissionais justifica-se pela resistência e insegurança dos mesmos em trabalhar com este público específico.Percebemos também uma carência de agentes penitenciárias para auxiliar no traslado das apenadas para realização de exames e consultas dentro e fora do presídio. Com isso, constatamos que tais entraves...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REALIDADE CARCERÁRIA
  • Supelotação carceraria
  • PEGAGOGIA CARCERÁRIA
  • pedagogia carceraria
  • vida carceraria
  • Superpopulação carcerária
  • Superlotação carceraria
  • Resenha do filme "as instituições carcerárias"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!