Psicologia Aplicada a Fisioterapia

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA

- O que é Psicologia? Quem sou eu? Quais as minhas necessidades? Por que tenho conflitos? Em que sou diferente dos outros animais? Como aprendo? Porque tantasvezes me sinto inadequado em meu trabalho, entre amigos, na sociedade? Em que me assemelho às outras pessoas? Como me relaciono?
- A preocupação com o interior do Homem e com a maneira pela qual elese relaciona consigo próprio e com o ambiente está sempre presente.
- A Psicologia é uma ciência que tentar buscar recursos no sentido de auxiliar o indivíduo em todos esses impasses. Ajuda emergir areflexão sobre seu corpo, vivências, relações, desenvolvimento intelectual, emocional e até espiritual. Auxilia o homem a encontrar uma proposta para uma vida mais rica, mais plena mais livre.
-Durante séculos a Psicologia existiu como o estudo da ALMA (Filosofia)
- René Descartes (1596 – 1650): Distinção corpo – mente. Por +/- 250 anos a Psicologia foi o estudo da mente ou da consciência. Nãose considerava muito sua relação com o corpo.
- Séculos XVIII e XIX – a mente foi objeto de grande atenção por parte dos filósofos. Duas correntes dominavam o pensamento ocidental: Empirismo inglêse o Racionalismo alemão.
- Empirismo: todo conhecimento se baseia nas sensações, órgãos dos sentidos. Percepção sensorial (John Locke – tábula rasa) - – Memória e associações mentais -conhecimento.
- Racionalismo: a mente gera ideias, independente da estimulação sensorial – Razão. Se preocupavam não com o que estava na mente, mas com o que ela fazia.
- Primeiras Escolas Psicológicas:
-Wilhelm Wundt (1832 - 1920) era fisiologista - Fundador da Psicologia Científica (1879) – 1º Laboratório dedicado aos estudos psíquicos. O método de Wundt é, em gral, chamado de Estruturalismo –Relação entre o sistema nervoso central e a consciência – o que vocês verão mais na área da Fisioterapia é a neurológica. Operações mentais: classificar, seriar, relacionar, analisar, etc. Usava os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Aplicada a Fisioterapia
  • Psicologia aplicada à Fisioterapia
  • PSICOLOGIA APLICADA A FISIOTERAPIA
  • psicologia aplicada á fisioterapia
  • psicologia aplicada a fisioterapia
  • aps Psicologia aplicada a fisioterapia
  • Psicologia Aplicada A Fisioterapia
  • Psicologia na fisioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!