Psicologia aplicacada

952 palavras 4 páginas
A psicologia estuda o comportamento humano e seus processos mentais, o que motiva o comportamento humano, o que sustenta, o que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência é o que nos afirma alguns autores abaixo:

Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004) diz que “ a psicologia organizacional é dirigida para análise das características do trabalho que contribuem para o aumento da eficiência organizacional”.

Já para Fiorelli (2007) “A psicologia organizacional concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos em grupos com vários objetivos”.

Percebe-se que a psicologia organizacional, enquanto a ciência do comportamento é um instrumento à disposição do adminstrador como apoio nessa busca de continuo aumento de eficiência dos processos e da melhoria da qualidade de vida na organização.

Existem muitos fatores nos quais a psicologia contribui dentro de uma organização são eles: emoções e afetividade, motivação dos funcionários, a psicanálise contribui no estudo de comportamento dos colaboradores, assistência nos recrutamentos e seleções internas ou externas, incentivos de estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, assim como ajudar a desenvolver equipes profissionais, avaliações de desempenho, treinamentos e dinâmicas em grupo também contribui na harmonização dos colaboradores sempre condições favoráveis.

O conceito organizacional está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano direcionado ações e atitudes dos indivíduos, e de grupos no ambiente organizacional. Tendo como finalidade atingir produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade promover a cidadania organizacional.

Produtividade: A organização é produtiva no atingimento de seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia). Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.

Absenteísmo:

Relacionados

  • civilização do oprimido
    2422 palavras | 10 páginas