Psicologia Ambiental

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014
 Psicologia Ambiental

Definição de Psicologia Ambiental
A Psicologia Ambiental é uma área da atuação da Psicologia que estuda a inter-relação do homem com o ambiente em seu contexto físico e social. Mas o que caracteriza um ambiente em Psicologia? A definição de ambiente usado em disciplinas como física e ciências naturais é diferente da concepção de ambiente emPsicologia. Podemos definir ambiente como sendo algo real que potencialmente exerce algum efeito sobre o comportamento de um único individuo ou de grupo de indivíduos, o ambiente nunca é neutro, pois a ausência ou a presença de determinados elementos sempre potencializa uma mensagem. Esse ambiente estudado pode ser sua casa, seu bairro, sua cidade, sua escola. A relação indivíduo-ambiente é umarelação dinâmica, pois há uma reciprocidade de influências, o individuo molda o ambiente para que o mesmo supra suas necessidades. A preocupação da Psicologia Ambiental é de como o homem a partir de suas percepções o homem percebe e age sobre o ambiente e ao mesmo tempo como esse mesmo ambiente esta influenciando no comportamento cotidiano desse indivíduo, “nós moldamos nosso próprio ambiente, edepois disso esse ambiente molda nosso comportamento” (CANTER, 1975).
Para se estudar essa problemática a Psicologia Ambiental mantém relações com outras áreas de conhecimento, como: Antropologia, Sociologia, Geografia, Planejamento, Arquitetura, Ecologia, além de usar referentes teóricos de outras vertentes da Psicologia como a Psicologia Social, não se esquecendo de fortes influencias doBehaviorismo de Watson e da Gestalt de Kurt Lewin, tudo isso colaborou para tornar a Psicologia Ambiental uma área de caráter multidisciplinar. Facilitando assim uma visão de diferentes pontos de vista, devido à complexidade dos problemas ambientais. A PA também criou conceitos próprios como: cognição ambiental, mapeamento mental, historia residencial e identidade ambiental.
A Psicologia Ambiental estádiretamente associada à qualidade de vida: pessoas que frequentam ou mesmo moram lugares revitalizados, limpos, agradáveis, possuem espaços de lazer e cultura, possuem experiências melhores do que aqueles que não têm esse privilégio. Um dos motivos muito usados ao explicar a alta taxa de criminalidade na periferia ou o alto número de menores que entram para o tráfico é a relação que possuem com olugar aonde vivem. Normalmente em ambientes onde não existe a presença do Estado, as pessoas vivem em condições precárias, sem acesso a lazer, sem programas culturais, ou seja, em lugares que predomina as dificuldades sociais e financeiras.
Em Psicologia Ambiental usa-se um slogan que “define” muito sobre sua atuação, “pense globalmente, aja localmente”, esse seria o objetivo da PsicologiaAmbiental, trabalhar na resolução de problemas ambientais a fim de colaborar na criação ou revitalização de ambiente procurando melhorar as condições de desenvolvimento do individuo e de uma sociedade.
A grande problemática da Psicologia Ambiental, é que a Psicologia geral não acredita na necessidade de uma psicologia ambientalista, por acreditar que todas as psicologias já se atentam aos aspectosambientais. Essa argumentação pode ser contrapostas a partir da ideia de que outras áreas da psicologia segundo, Tassara e Rabinovich esvaziaram os ambientes, olhando apenas para o individuo e deixando de lado seu modo de vida e como ele modifica seu ambiente.


O surgimento da Psicologia Ambiental

Foi na procura de estabelecer a construção de um ambiente melhorque surgiu a ideia de uma Psicologia Ambiental. Após a II Guerra mundial com o processo de reconstrução das cidades e a preocupação do convívio social, arquitetos e urbanista conjuntamente com cientistas do comportamento, procuravam construir um ambiente mais agradável que influenciassem não apenas a construção dos espaços, mas os espaços deveriam também influenciar o comportamento dos indivíduos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia ambiental
  • Psicologia ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • Psicologia Ambiental
  • psicologia ambiental
  • Psicologia Ambiental
  • Psicologia ambiental
  • PSICOLOGIA AMBIENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!