Psicanálise, Cuktura e Educação

4197 palavras 17 páginas
Projeto Pedagógico do Curso LiGEA
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - LiGEA
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS/USP 2008

Introdução

O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) teve início no ano de 2004, e seu currículo recebeu modificações em outubro de 2005 no sentido de adequá-lo às exigências do Programa de Formação de Professores da USP (PFUSP), criado para cumprir as exigências da resolução CNE/CP 2/2002, com relação aos cursos de formação de professores da USP. Uma segunda modificação no currículo do curso foi implementada a partir de fevereiro de 2008. O presente projeto pedagógico foi elaborado no sentido de adequá-lo ao currículo vigente. Para sua elaboração, foi tomado por base o texto de Toledo et al (2005) sobre o projeto pedagógico inicial do curso.

Objetivos do curso

O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental tem por objetivo formar educadores que possam contribuir ativamente para a plena formação dos cidadãos e para o efetivo alcance dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, complementando o ensino de Ciências Naturais com conteúdos na área de geociências, somados aos conteúdos de Geografia e aos conteúdos de Biociências.

Perfil do formando

O licenciado em Geociências e Educação Ambiental atuará no ensino fundamental e médio, em especial nos colégios de ensino técnico, em disciplinas da área de Ciências da Terra e da Natureza e em Educação Ambiental, em estreita interação com as outras Ciências (Física, Química e Matemática) e também em estreita associação com os conteúdos em Biociências, além da necessária associação com a Geografia, entre as Ciências Humanas. O licenciado em Geociências e Educação Ambiental deve levar aos alunos o conhecimento do funcionamento do meio físico dentro de uma perspectiva de evolução dinâmica e histórica da natureza ao longo do tempo geológico, com abordagem multidisciplinar, despertando

Relacionados

  • Resumo Chaves para a psicologia do desenvolvimento Tomo 1
    5266 palavras | 22 páginas