Pscologia individual de Alfred Adler

695 palavras 3 páginas
Resumo da Apresentação da TEORIA: Psicologia Individual de Alfred Adler.

O texto relata que já na infância Alfred Adler , esteve um relacionamento muito próximo com a morte filho de um comerciante de classe média tivera inúmeras tipos de doenças sérias principalmente raquitismo. Alfred lutou bastante para vencer a fraqueza física, ele gostava muito de brincar fora de casa com as crianças vizinhas era uma criança popular.
Com apenas três anos de idade, o irmão mais novo que dormia juntos na mesma cama morreu depois disso ele próprio escapou da morte por duas vezes em acidentes de rua, adquiriu uma pneumonia grave aos cinco anos de idade, que o medico da família não acreditava que ele fosse resistir, mas outro medico conseguiu salva-lo dai nasceu à decisão de ser medico.
Aos 18 anos ingressou na universidade, em 1895 recebeu seu titulo de médico praticou oftalmologia e depois, clinica geral, mais seus interesses profissionais deslocaram-se para o campo de Neurologia e Psiquiatria. Em 1902, Adler tornou-se um dos quatro primeiros membros do circulo intimo Freud,segundo o texto ele aparentava ser um membro mais ativo do grupo e era estimado por Freud, porém seus pontos de vista sobre neurose já apresentava divergências com os de Freud,de formas bem marcantes .
Em 1911, as diferenças teóricas de Adler eram inaceitáveis para Freud e para boa parte dos membros da sociedade. Adler renunciou á presidência e abandonou a sociedade junto com nove dos vinte três membros. Fundou sua própria organização, A Associação de psicologia individual, que se ampliaram pela Europa.
Conceitos principais:
Inferioridade e Compensação.
Segundo Adler, os sentimentos de inferioridade eram uma força que motivava o comportamento, dos indivíduos porque cada um de alguma forma certo órgão setinha uma fraqueza mais que outro que deixava suscetível a doenças, e para ele todos as pessoas longo buscaria uma compensação e um órgão antes franco podia se tornar forte,esses sentimentos

Relacionados

  • pedagogia
    3952 palavras | 16 páginas
  • Direito e legislação
    8251 palavras | 34 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas